Nos acompanhe

Paraíba

Cícero Lucena assina ordem de serviço para reforma de nova sede do Procon-JP

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) vai poder oferecer mais conforto e estrutura no atendimento à população. Isso acontece porque o serviço terá uma nova sede em breve. O novo prédio, também localizado na Avenida Dom Pedro I, no Centro da Capital, será reformado antes da mudança. O autorização para o início da obra foi dada na manhã desta sexta-feira (26) pelo prefeito Cícero Lucena.

“Queremos melhorar cada vez mais o serviço público e este órgão é muito importante na defesa do consumidor. Estamos mudando sua sede para que o cidadão tenha mais conforto, estrutura, qualidade no atendimento e acesso facilitado”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.

A nova sede do Procon-JP ficará na Avenida Dom Pedro I, 382, a duas quadras da sede atual. O espaço vai receber pintura, substituição de esquadrias, revisão de instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, estrutura de combate a incêndios, banheiros acessíveis, copa e nova fachada, entre outros serviços, antes de ser oficialmente aberto à população.

O secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Rougger Guerra, explicou que a sede atual já não comporta o serviço nem oferecia o conforto que o cidadão merece. “É uma casa improvisada que não atende necessidades específicas. Desde o início da gestão, o prefeito nos autorizou a procurar novo local, que pudesse acolher com qualidade o cidadão e dar condições de trabalho à nossa equipe”, relatou.

Participaram do evento o deputado estadual João Gonçalves e a vereadora Raissa Lacerda.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Projeto social oferece aulas gratuitas de jiu-jítsu para crianças com TEA em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Tarcísio Jardim (PP), em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (15/04), reforçou a campanha ‘Abril Azul’, mês de conscientização às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O parlamentar ressaltou a importância de um projeto de sua autoria que promove o esporte como forma de inclusão e atividades físicas para os autistas.

Ainda no mandato de vereador pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Tarcísio lançou um projeto que promove aulas gratuitas de jiu-jitsu para crianças e adolescentes portadoras do TEA no bairro de Valentina, localizado na Zona Sul da Capital.

“Eu busquei pensar nas ferramentas que eu poderia usar para ajudar essas crianças e essas famílias, e eu tinha duas, o jiu-jitsu e meu mandato como vereador. O nosso objetivo é ampliar cada vez mais projetos como esse e fazer você também ter a iniciativa para poder ajudar essas famílias. É fazendo essa corrente, cada um dando o pouco que tem, que iremos conseguir ter mais inclusão para essas crianças e uma sociedade cada vez melhor”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das plenárias do Orçamento Democrático Estadual no próximo dia 29

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (15), durante o programa semanal Conversa com o Governador, a data de lançamento do calendário das plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE) 2024. O evento acontecerá no dia 29 de abril, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios que sediarão as plenárias do ODE serão divulgados no dia 29. “Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou.

O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande Recebe Prêmio Inova Cidades por Projeto de Inclusão Digital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) foi contemplada com o prêmio Inova Cidades, concedido pelo Smart City Business Congress (SCB-Br) em sua décima primeira edição. A atuação do Smart City tem sido fundamental para criar ecossistemas e mercados voltados para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes.

O projeto premiado foi o Lan House Social Campina, uma iniciativa de inclusão digital e social. Seu principal objetivo é oferecer acesso a recursos tecnológicos, juntamente com capacitações, para promover a cidadania digital e social. As Lan Houses Sociais são espaços dedicados ao aproveitamento de todas as possibilidades oferecidas pelo mundo digital, proporcionando aos moradores acesso à internet e computadores, concedendo acessos à leitura, informação, estudos e a participar de outras atividades. E o melhor: tudo pode ser utilizado de forma gratuita.

Atualmente, o projeto oferece 13 cursos gratuitos, incluindo Power BI, Eletrônica Básica, Programação em Java, Programação em Banco de Dados – MySQL, Programação em Linux, Letramento Digital 40+, Redes de Computadores, Manutenção de Computadores, Programação em Python, Jogos Digitais 2D, Webdesign e Design Gráfico. Esses cursos são ministrados nas Lan Houses Sociais distribuídas por todas as zonas de Campina Grande, tendo já formado mais de 1.500 alunos.

O diretor Administrativo da SECTI, João Eduardo Cândido, falou sobre a importância do prêmio. “É muito gratificante ver um projeto tão importante como esse ser reconhecido internacionalmente. Na gestão do prefeito Bruno e da ex-secretária Laryssa Almeida, oferecer capacitação e inclusão digital, sempre foi uma prioridade da pasta. Vamos continuar para que a cada dia, possamos proporcionar capacitação a mais pessoas”, afirmou.

O projeto teve início em 2021, na Estação Cidadania e Cultura, nas Malvinas, e hoje, conta com unidades na APAE, Feira Central, Instituto dos Cegos, na sede da SECTI, no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia e com previsão para abertura de novas unidades, este ano. Inclusive, uma delas será itinerante, viabilizando abranger um maior número de pessoas.

Para iniciar o projeto foi firmada parceria com a empresa Proxxima, que disponibiliza internet para as Lan Houses Sociais e com o Ministério Público do Trabalho da Paraíba, representado pelo Procurador do Trabalho Marcos Antônio Ferreira Almeida, que falou sobre a contribuição do MPT no projeto.

“Através da inclusão digital o projeto acaba garantindo, ao cidadão trabalhador, melhores condições de se posicionar no mercado de trabalho, além de preparar a sociedade em geral para os desafios de um mundo cada vez mais digitalizado. Trata-se de importante ferramenta de inclusão social e promoção da cidadania, em vários aspectos. O MPT fica honrado em ter contribuído com o projeto, e parabeniza a SECTI por esta grande iniciativa, marcada pela excelência, inovação e sensibilidade social”, finalizou o  procurador.

Continue Lendo