Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura convoca pacientes que esperam cirurgias ortopédicas no Complexo Hospitalar de Mangabeira

Publicado

em

Após atender pacientes que necessitavam de cirurgias em diversas especialidades no programa ‘Opera JP’, a Prefeitura de João Pessoa está convocando as pessoas que deram entrada em cirurgias ortopédicas eletivas no Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM) durante o período de 2013 até 2020. O objetivo é solucionar a demanda deixada por gestões anteriores, atendendo aos pacientes que ainda aguardam por esses procedimentos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, a gestão municipal está realizando uma busca ativa para localizar os usuários que estão com cadastro inativo no CHM. “Nós estamos cuidando da saúde da população e chegou o momento de atendermos às pessoas que deram entrada para fazer uma cirurgia ortopédica, mas por algum motivo não foi realizada. Muitos desses pacientes ainda não foram localizados por terem mudado de endereço ou trocado o contato telefônico. Por isso estamos fazendo este chamamento”, explicou.

Para serem contempladas, as pessoas que se enquadram nessa situação, devem entrar em contato com o CHM, a partir desta segunda-feira (5), através dos números de telefone: (83) 98651-6495 e (83) 98683-7141. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Após o paciente ser localizado, ele será encaminhado para uma nova avaliação médica que verificará a necessidade de novos exames para a realização da cirurgia.

Os procedimentos a serem realizados são relacionados a casos de lesão de menisco, lesão de ligamento cruzado anterior e posterior, instabilidade em joelho, artroplastia total de joelho, artroplastia total de revisão em joelho, osteotomia em joelho, artroplastia total de quadril, artroplastia total de revisão de quadril, artroplastia total de ombro, artroplastia reversa em ombro, instabilidade em ombro, lesão total de manguito rotador, osteotomia em tornozelo, tenoplastia e artrodese em tornozelo.

Desde o ano passado, a Prefeitura de João Pessoa vem transformando a vida dos cidadãos que aguardavam por cirurgias eletivas há anos, por meio do programa Opera JP, que abrange diversas especialidades como cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia, cirurgia vascular e pediatria.

Continue Lendo

Paraíba

“Meu prefeito é Cícero”: pré-candidato a vereador, irmão de Queiroga declara apoio ao atual gestor

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O cenário político na Capital paraibana às vésperas das eleições municipais está cada vez mais agitado, inclusive no ambiente familiar. O ex-vereador Marco Antônio Queiroga (PDT), irmão do pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), reafirmou que irá apoiar o projeto de reeleição de Cícero Lucena (PP), indo na contramão dos objetivos do irmão.

Pré-candidato a vereador, Marco disse em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quinta-feira (02/05), que embora haja respeito mútuo, os posicionamentos no pleito serão divergentes.

“Os irmãos estão em lados opostos e ainda bem que ocupando funções diversas na chapa. Eu sou candidato a vereador, ele é candidato a prefeito, e repito: tenho todo respeito mas meu prefeito é Cícero”, detalhou.

Marco acredita, também, que o seu irmão irá retribuir e não votará nele para um cargo na Câmara Municipal de João Pessoa.

“Eu acredito que ele vai retribuir essa gentileza de eu não votar nele, então ele também não vai votar em mim, mas, paciência. A política a gente sabe dividir”, concluiu.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa decreta situação de emergência após alta nos casos de gripe

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os serviços de saúde que compõem a rede pública municipal registraram, nos primeiros meses do ano, um aumento nos índices de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, que levou a um aumento na ocupação dos leitos hospitalares voltados ao público infantil. Diante desta situação, a Prefeitura de João Pessoa decretou situação de emergência, que tem validade de 90 dias, contados a partir da data de publicação do decreto n°10.619.

“Nós estabelecemos, desde o início do ano, uma política de aumento de capacidade das nossas redes hospitalares e de pré-atendimento hospitalar. Então, novos leitos foram abertos no Hospital do Valentina, de enfermaria e de UTI; novos profissionais foram contratados, com isso aumentamos o número de médicos nos plantões; otimizamos também a nossa compra de insumos já visualizando esse aumento significativo que sempre temos entre os meses de janeiro e março”, destacou o secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira.

“Todas essas ações foram feitas com o Tesouro Municipal e aí, por recomendação do Ministério da Saúde, para que haja o custeio, via Ministério da Saúde, de todas as ações que foram implementadas, era necessário ter o decreto de um estado de emergência e esse decreto ele não é só teórico, ele realmente visa a preocupação da gestão em estar preparada para qualquer aumento substancial do que o que nós já tivemos. Então, não é para causar alarde na população, isso é um preparo administrativo para suprir as necessidades em saúde que a população de João Pessoa possa ter”, complementou o secretário.

Entre os meses de fevereiro e março, a cidade apresentou um aumento de mais de 200% nos casos de gripe em crianças. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro dos Bancários, em fevereiro, foram atendidas 224 crianças por Síndrome Respiratória Aguda Grave, enquanto em março foram 815. A unidade do bairro de Manaíra registrou 316 atendimentos de crianças por síndrome gripal em fevereiro e 855 em março. Já nas unidades localizadas nos bairros de Valentina e Cruz das Armas, o aumento foi ainda maior. Na UPA Valentina, a demanda aumentou de 440 casos atendidos em fevereiro para 1.185 em março. Na UPA Cruz das Armas, os casos cresceram de 324 (fevereiro) para 1.129 (março).

Já no Hospital Municipal do Valentina (HMV), em fevereiro, foram registrados na urgência 1.589 casos de SRAG. Em março, o número de atendimentos saltou para 2.568. Também foi observado aumento no número de internações por síndrome respiratória quando em fevereiro precisaram ser internadas 59 crianças e, em março, 99.

“A gente já espera um aumento de casos de gripe durante essa época do ano, é algo sazonal, por isso, nossas ações preventivas iniciaram já no começo do ano e os reflexos das medidas que adotamos podem ser percebidos aos poucos, nos números apresentados pelos serviços atualmente”, destaca o médico Luis Ferreira.

Entre março e abril nas UPAs houve uma queda de cerca de 30% dos casos atendidos. No hospital infantil do Valentina, também houve uma queda nos atendimentos de urgência, onde em março foram registrados 2.568 casos e, em abril, 1.996. As internações por SRAG também caíram 12%. Nesta quinta-feira (2), a taxa de ocupação dos leitos do HMV, que em março foi de 91%, está em 76% (enfermaria) e 75% (UTI).

Hospital do Valentina – Referência no atendimento infantojuvenil, a unidade presta assistência ambulatorial e hospitalar de média complexidade, 24 horas por dia, para casos de urgência e emergência em pacientes infantis até adolescentes de 17 anos, 11 meses e 29 dias de vida.

O hospital também oferece atendimento clínico pediátrico, cirúrgico e de saúde mental para dependentes químicos, tentativas de suicídio e vítimas de abuso sexual.

O HMV possui 12 leitos de observação, 12 leitos de UTI e 62 leitos de enfermaria, sendo 54 clínicos, seis cirúrgicos e dois de isolamento, além de oito leitos de psiquiatria. Também possui capacidade para a instalação de seis leitos flutuantes que podem ser utilizados por pacientes cirúrgicos quando a capacidade máxima é ultrapassada.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia integra comitiva parlamentar no Encontro Internacional de Solidariedade com Cuba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal paraibano, Gervásio Maia (PSB), participou do ‘Encontro Internacional de Solidariedade com Cuba’, que acontece desde o dia 30 de abril e vai até esta quinta-feira (02/05), na capital do país, Havana.

A comitiva do Grupo de Amizade Parlamentar Brasil-Cuba contou também com as presenças da deputada Lídice da Mata (PSB), Fernando Mineiro (PT) e Márcio Jerry (PCdoB).

A reunião aconteceu com o deputado Rolando González Patrício, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Nacional do Poder Popular. Durante o encontro, foram tratados intercâmbios tecnológicos, científicos e culturais entre os dois países. Também houve dialogo sobre o embargo dos EUA contra Cuba, cujo sistema de sanções mais longo e severo já aplicado no mundo tem gerado fome e miséria ao povo cubano.

Confira:

Continue Lendo