Nos acompanhe

Paraíba

Procon-JP orienta consumidor para compra segura em lojas físicas e virtuais

Publicado

em

O Dia dos Namorados está se aproximando e quem pretende comemorar com presentes deve ficar atento para as dicas e orientações que a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor preparou para auxiliar o consumidor a realizar uma compra segura e economizar, além de conselhos que podem prevenir conflitos consumeristas futuros.

Mas, como evitar problemas após a data? O primeiro conselho para o casal que pretende se presentear é que tenha cuidado com a escolha do presente. “Sempre considere o que o presenteado espera receber. Fique atento a gostos e necessidades porque, assim, o risco da escolha errada fica reduzido”, assinala o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Rougger Guerra, dando um exemplo: “Se o presente for um perfume, verifique se a fragrância escolhida é a preferida”.

Como o mês de junho é um dos períodos do ano em que cresce o fluxo de consumo (devido também às festas juninas), é importante que o consumidor fique atento para não cometer enganos devido ao corre-corre do momento. Então, vai outra dica: não se deve deixar para fazer a compra de última hora, já que o planejamento diminui a chance de equívocos.

O titular do Procon-JP salienta que o consumidor deve procurar saber o que o presenteado deseja ou precisa ganhar. “Quando o presente for roupas e calçados, é importante saber a numeração correta, o estilo e as cores preferidas do homenageado. O estresse da troca depois poderá ser evitado se estiver bem informado sobre esses detalhes”.

Um alerta importante para quem for às compras em lojas físicas é que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não prevê a obrigatoriedade de troca dos produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto. O estabelecimento só é obrigado a trocar a mercadoria caso tenha se comprometido com o cliente, como uma política interna, a exemplo dos avisos nas dependências da loja informando para o período em que pode ocorrer.

Defeito – No entanto, quando se tratar de eletrodomésticos ou eletrônicos, a orientação é que, se detectar algum defeito, o consumidor deve procurar a loja. Caso não haja solução, ir direto à assistência técnica, que tem um prazo de 30 dias para o conserto ou troca. Após esse prazo e se o problema não foi resolvido, deve-se procurar o Procon-JP para a abertura de processo administrativo e a consequente resolução do conflito.

Internet – Quanto às compras através da internet, o secretário do Procon-JP informa que os prazos, segundo a legislação, são bem mais específicos. “Nas compras virtuais, o consumidor tem o direito de arrependimento, podendo devolver o produto dentro do prazo de sete dias a partir do recebimento do produto e podendo solicitar, se preferir, o reembolso do pagamento em valores atualizados”.

Promoções – Como o mês de junho também é época de promoções no comércio, seja físico ou virtual, é preciso verificar se há mesmo redução nos preços, principalmente de kits de produtos, porque os preços reais podem estar embutidos nos descontos. “É bom saber quais eram os preços anteriores, bem como o valor de cada item para ver se o conjunto completo sai mais barato. Além de desconfiar de ofertas muito abaixo do padrão de mercado”, orienta Rougger Guerra.

Atendimentos do Procon-JP
Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá
Recepção: 3213-4702
Instagram: @procon_jp
Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179
WhatsApp Transporte público: (83) 98873-9976

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Governo vai ao STF e recorre de decisão sobre pagamento de pensões a ex-governadores e viúvas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através da Procuradoria-Geral do Estado (PGR-PB) decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a decisão do ministro Luiz Fux que determinou o pagamento do retroativo de aposentadoria e pensão vitalícia aos ex-governadores e viúvas de ex-chefes do Executivo Estadual.

Em sua argumentação, conta o blog do Helder Moura, a PGE afirma que suspendeu o pagamento, em 2020, atendendo a decisão do próprio Supremo e do Tribunal de Justiça da Paraíba: “Não se justifica, agora, o Estado ser penalizado com o pagamento retroativo dos valores, considerando que não lhe restava outra alternativa senão cumprir as quatro decisões judiciais.”

Da mesma forma, postula ainda a PGE, “não cabe aos reclamantes devolver os valores pagos de boa-fé, não cabe ao Estado pagar retroativamente valores suspensos em razão de decisão judicial”.

Em seu recurso, a Procuradoria pede que Fux reconsidere sua decisão e, em caso contrário, que seja julgado pela turma do STF competente, para que seja revista, isentando o Estado de  pagar retroativos.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Em reunião, Amidi pede ao Sebrae-PB primeira pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A diretoria da Associação de Mídia Digital (Amidi), representada pelo presidente Heron Cid, o vice-presidente Walter Santos, o secretário geral Aleck Maracajá e o integrante do Conselho Fiscal, Fábio Targino, se reuniu, nesta semana, com o superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim. Na pauta, a solicitação da realização de estudos para viabilização da primeira pesquisa do mercado da mídia digital paraibana, segmento em franco crescimento e expansão na última década.

Segundo Heron Cid, a partir desse trabalho de pesquisa, será possível ter mais clareza do dimensionamento do raio de alcance dos veículos e da participação econômica no mercado, garantindo assim o panorama técnico para estratégias de ampliação, otimização, fortalecimento e profissionalização da mídia digital na Paraíba.

Impulsionamento estratégico

“Sugerimos essa pesquisa para que possamos quantificar, trazer elementos estatísticos com dados técnicos de qual é o tamanho, o alcance e a abrangência, o potencial, a presença econômica e ainda quem são e como atuam os produtores de conteúdo na mídia digital hoje na Paraíba. Esse diagnóstico é fundamental para o segmento”, destacou Heron, defendendo uma maior interação entre os veículos, e profissionais e empreendedores da mídia digital e o Sebrae-PB.

A diretoria da Amidi reforçou que apesar da forte presença no cotidiano das pessoas e de ter absorvido considerável mão de obra da comunicação, com o advento das grandes transformações de tecnologia, a mídia digital ainda carece de elementos, dados e quantificativos que a posicionem científica e estatisticamente.

Parceria no empreendedorismo digital

Na opinião de Heron Cid, é essencial se promover um estudo mais ampliado sobre esse segmento em particular, como negócio viável que produz conteúdo e gera faturamento e empregos, mas que ainda necessita de um mapeamento de mercado que seja capaz de gerar novas receitas, de garantir a auto sustentabilidade, de promover a longevidade das empresas e de potencializar o segmento.

O pleito foi recebido com entusiasmo pelo presidente do Sebrae-PB. Luiz Alberto Amorim demonstrou o interesse de fazer as avaliações para a construção de um estudo técnico que possa viabilizar a pesquisa sobre as mídias digitais na Paraíba. “O Sebrae-PB recebe essa demanda com portas abertas para construção desse caminho que dialoga com inovação e empreendedorismo”, avaliou.

Continue Lendo