Nos acompanhe

Paraíba

Ibama reforça apoio para conter o fogo na área em torno do Parque Estadual Serra da Santa Catarina

Publicado

em

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) está recebendo apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para ajudar a conter os focos de incêndio na zona de amortecimento (área em torno) do Parque Estadual Serra da Santa Catarina, localizado Sertão do estado. A instituição enviou 10 brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), sediado em Pernambuco, para trabalhar na força-tarefa, que acontece em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e já entra em seu terceiro dia.

Durante a manhã dessa sexta-feira (29), a equipe técnica da Semas e o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba se reuniram para elaborar o plano estratégico da força-tarefa, que já iniciou com o trabalho do helicóptero Acauã. No município de Carrapateira, a Prefeitura montou uma Central de Comando no Ginásio Poliesportivo, onde as autoridades estão concentrando as informações.

A operação ainda conta com a ajuda das Prefeituras e da população, por meio da divulgação em rádios difusoras de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e Lagoa Tapada, municípios cujos territórios abrigam o parque. O objetivo é evitar novos focos de incêndio.

A secretária de estado e Meio Ambiente, Rafaela Camaraense, destaca o monitoramento via satélite e o Patrulhamento via terrestre que a equipe técnica vem realizando. Para ela, essa é uma ação fundamental para elaborar uma estratégia assertiva no combate às chamas.

“Os técnicos da Secretaria estão trabalhando no monitoramento do incêndio via satélite e terrestre, o que tem contribuído bastante para encontrar onde estão os focos do fogo. Aqui em João Pessoa montamos uma central de monitoramento, que é atualizada a cada 30 minutos. O incêndio teve início com dois focos de fogo e hoje apresenta 11. Estamos contando ainda com apoio muito importante do Ibama, que disponibilizou 10 brigadistas do PrevFogo, a Prefeitura de Nazarezinho também tem nos ajudado bastante”, afirmou a secretária.

O gerente executivo de Mudança e Adaptações Climáticas, Jancerlan Gomes, afirmou que o período enfrentado pede atenção e cuidado. “Estamos em um período de estiagem e até o início de janeiro de 2024 estaremos em alerta, quanto às condições meteorológicas. Baixa umidade do ar, onda de calor e potencial risco de incêndios deve acontecer nesse período. Estamos trabalhando monitorando todo o Sertão para que os incêndios sejam combatidos de forma incessante”, declarou Jancerlan.

O comandante regional, coronel Saulo Alves Laurentino, que está à frente da força-tarefa, ressaltou que o Corpo de Bombeiros está desde o início da operação trabalhando para que o fogo seja contido. “Hoje tivemos uma reunião para conseguir montar o nosso planejamento tático e acreditamos que a partir disso a situação não sairá do nosso controle. Estamos recebendo ajuda do pessoal do PrevFogo e estaremos trabalhando durante todo o final de semana para tentar o quanto mais rápido possível resolver essa situação, porém o clima não tem ajudado”, afirmou o comandante.

Operação – A operação para conter o fogo é constituída em três etapas: prevenção, infraestrutura logística e patrulhamento e combate ao fogo. Para isso conta com uma infraestrutura física de:
1 Ônibus, 3 vans, 1 ambulância
2 Carros minivans
4 Picapes – 3 equipadas com água
31 Bombas costais (20 litros de água)
1 Centro de comando em instalação, em Carrapateira
1 Helicóptero (Acauã) e 1 drone para patrulhamento aéreo, com o intuito de verificação precisa do tamanho, extensão e velocidade de propagação e intensidade dos focos de calor.
10 Brigadistas do Prevfogo, do Ibama de Pernambuco
O Corpo de Bombeiros está atuando com: 72 alunos (CFO e CHO), 4 Instrutores e 14 Efetivos (Praça e Oficiais)

Parque – O Parque Estadual Serra da Santa Catarina está localizado no oeste da Paraíba, no Bioma Caatinga. Com mais de 4.500 hectares de terra, sua biodiversidade completa apresenta 614 espécies de fauna e flora e abriga 32 nascentes que abastecem os principais reservatórios de água no Sertão da Paraíba. A serra encontra-se entre as cidades de Aguiar, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e Carrapateira.

Continue Lendo

Paraíba

Cícero Lucena apresenta novos ônibus ‘Geladinho’, com maior conforto aos usuários de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O compromisso com a melhoria do transporte público, de oferecer um serviço com mais conforto e acessibilidade aos usuários, é uma das principais marcas da Prefeitura de João Pessoa. Nesta terça-feira (28), o prefeito Cícero Lucena apresentou, com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), a mais nova opção de transporte coletivo para os pessoenses – o ‘Geladinho’.

A solenidade aconteceu na sede da Concessionária Unidas, no Distrito Industrial, onde o prefeito explicou que os novos ônibus estão sendo acrescentados a frota já existente, dando mais opções ao usuário do transporte público. O gestor disse que essa novidade começa a circular pelas ruas da Capital até o final de dezembro, após os veículos passarem pelos processos de legalização, fiscalização e aprovação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU).

“Esses ônibus estarão circulando até para ajudar ao comércio no período natalino. É algo que há de mais moderno, não só na estrutura, mas também no motor, que respeita o meio ambiente, usa o motor Euro 6, que é o que há de mais moderno no mundo hoje, com uma combustão a diesel. Ou seja, vamos oferecendo mais conforto e vamos oferecer a integração com outros ônibus”, afirmou o prefeito.

Como o próprio nome já remete, os ‘Geladinhos’ contam com sistema de ar-condicionado, mantendo os veículos refrigerados e, desta forma, aliviando a temperatura típica do clima quente nordestino. Além disso, a tecnologia integrada ao ônibus manterá os usuários conectados à internet, através de um roteador de livre acesso a wifi e, ainda, entrada USB, onde será possível que o passageiro carregue os aparelhos eletrônicos.

O diretor do Sintur-JP, Alberto  Pereira, disse que desde o início do ano, em diálogo com a gestão municipal, a frota ônibus na cidade já ganhou 72 novos ônibus – todos com tecnologia moderna, menos poluentes e acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência. “A gente tem o propósito de entregar, nos próximos seis meses, mais 56 veículos, fazendo assim 128 veículos novos. Isso significa 33% da frota operante, ou seja, um terço da frota está sendo renovada em apenas 16 meses”, explicou.

Por ter este serviço diferenciado dos demais ônibus regulares que circulam habitualmente na Capital, onde o ‘Geladinho’ se torna mais uma opção aos usuários, a estimativa é de que para o embarque neste veículo especial seja cobrada tarifa diferenciada, valor que ainda será definido após convocação e análise do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU).

Em relação à operação, ainda não foram definidas os horários e itinerários destes novos veículos, mas a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em parceria com o Sintur-JP, planeja que a rota deve contemplar bairros das zonas norte e sul, além dos principais corredores da cidade, como Avenidas Epitácio Pessoa e Pedro II.

“Importante dizer que é um novo modelo de transporte público, é uma nova opção para que a população possa utilizar. Ele se incorpora à frota, aumentando a frota e de sobremaneira vai melhorar o tempo de viagem, até porque vão ter mais rotas na rua e a população vai ter a opção de andar e utilizar o wifi e também o ar-condicionado”, afirmou o superintendente de Mobilidade Urbana, Expedito Leite.

Outras características – Os novos veículos opcionais também possuem poltronas acolchoadas e reclináveis, porta única e acessível para pessoas com deficiência, pós-tratamento de não poluentes, melhorando o desempenho do veículo e reduzindo a emissão de gases, assim como computador de bordo que otimiza o feedback de dirigibilidade para o motorista e torna a viagem ainda mais segura.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Programa do Leite chega às cidades de Areial e Esperança e passa a atender mais de 31 mil famílias

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os municípios de Areial e Esperança integram agora o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite), gerenciado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh). A partir dessa segunda-feira (27), mais 650 novas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar passaram a receber até sete litros de leite de vaca por semana.

Com a implantação nos municípios de Areial e Esperança, o programa do leite chega agora a 83 cidades paraibanas, beneficiando 31,7 mil famílias no estado, com a distribuição de cerca de 222,2 mil litros de leite semanalmente, adquiridos junto aos mais de 1.500 produtores rurais da agricultura familiar cadastrados no programa, e beneficiados por nove usinas.

A secretária de Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ressaltou a importância do PAA Leite, executado por meio de uma parceria dos Governos Federal e do Estado. “São 83 cidades que nesse momento são contempladas com o PAA-Leite, o que representa a segurança alimentar que chega. As obras chegam nas cidades, tornando as cidades mais bonitas, e paralela a isso, chegam também aquelas ações que não vemos, mas o coração sente, como a entrega do leite, alimento que garantirá que cada criança não vá dormir com fome, que as mães trabalhem sabendo que suas crianças têm alimento em casa. O combate à fome e à pobreza são eixos centrais das ações da Segurança Alimentar como: os Restaurantes Populares, Tá na Mesa, o PAA, que adquire alimentos no campo com distribuição a entidades”, destacou Pollyanna.

No município de Areial, o evento foi realizado no prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e contou com as presenças do prefeito Adelson Gonçalves Benjamin; da secretária de Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra; da deputada estadual Silvia Benjamin, além do vice-prefeito Josivan Ferreira e vereadores.

O prefeito Adelson Benjamin destacou a importância da chegada de mais esse benefício do Governo do Estado ao município. “Temos outras ações do Governo do Estado como o Tá na Mesa, e temos a certeza que irá beneficiar àquelas pessoas que mais precisam, o que para mim é motivo de muita alegria, de poder compartilhar esse momento tão importante para esse povo que tanto precisa”, afirmou o prefeito.

A deputada Silvia Benjamin destacou a importância do programa do leite e agradeceu o empenho do governador João Azevêdo em levar mais esse benefício a Areial. “Com esse olhar diferenciado para todas as cidades, os benefícios têm chegado para as pessoas que mais precisam”, lembrou a deputada.

A dona de casa Lucinélia Santos Silva (34), mãe solo de três filhos, com 14, 6 e 2 anos, comemorou a chegada do PAA-Leite: “Achei muito bom, para nós que compramos leite para nossas crianças, veio numa hora muito boa, tenho duas crianças que gostam muito de leite, e vai ajudar bastante”.

Na cidade de Esperança, o evento teve lugar no Centro Social Urbana (CSU), equipamento do Governo Estadual, que abriga diversas atividades e programas no município. Presentes, além da secretária da Sedh, Pollyanna Dutra; a vereadora e presidente da Câmara Municipal, Raquel Núbia, que representou o prefeito Nóbson Pedro de Almeida.

“Gostaria de externar toda nossa felicidade de estar com você, Pollyanna, e com a população de Esperança, principalmente com as famílias cadastradas no Programa Aquisição de Alimentos (PAA), esse povo guerreiro, acolhedor, carente, mas esperançoso. E precisamos esperançar por dias melhores”, afirmou, agradecendo ao governador João Azevêdo por mais uma ação para as pessoas em situação de vulnerabilidade do município.

Maria Selma dos Santos (75), viúva há nove anos – que fez questão de ressaltar sua prole -, mãe de 14 filhos, avó de 37 netos e cinco bisnetos, era só alegria. “Estou pegando esse leite para meus bisnetos. É uma ajuda muito boa, muito bem-vinda, uma benção de Jesus. Poder comer um arroz de leite, um cuscuz”, declarou emocionada.

O PAA-Leite é um programa executado pelo Governo da Paraíba, em parceria com o Governo Federal, que integra o Programa de Aquisição de Alimentos, de fomento à Agricultura Familiar, adquirindo o leite dos pequenos produtores rurais, aquecendo a dinâmica no campo e chegando às cidades oferecendo alimento de qualidade às pessoas mais vulneráveis.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Campina Grande conquista o ‘Prêmio Band Cidades Excelentes’ de melhor gestão pública da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Campina Grande foi contemplada na terça-feira, 28, com o Prêmio Band Cidades Excelentes. O Município recebeu o prêmio de melhor gestão pública da Paraíba, destacando-se na área de Educação, pela terceira vez seguida, como também obtendo pela primeira vez a premiação no índice de Sustentabilidade. A premiação foi entregue ao prefeito Bruno Cunha Lima em solenidade realizada no hotel Holanda’s Prime, em João Pessoa.

Idealizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, a premiação tem como objetivo reconhecer a boa gestão e incentivar as boas práticas nas prefeituras brasileiras. Trata-se de um prêmio nacionalmente respeitado, sendo considerado o “Oscar” da gestão municipal. A premiação é definida com base em critérios objetivos, por meio do acompanhamento dos dados registrados nos sistemas oficiais.

O prefeito Bruno Cunha Lima avaliou a premiação como motivo de orgulho para todos os campinenses, pois representa o reconhecimento do trabalho administrativo, sobretudo em campos como o da Educação, realizado pela Prefeitura de Campina Grande no contexto dos mais de 5 mil municípios brasileiros, especialmente no cenário estadual, após a rigorosa análise de 67 indicadores de desenvolvimento de cada cidade.

“Isto é a comprovação e o atestado de que nós estamos no caminho certo e de que o trabalho sério, corajoso e determinado e, especialmente, honesto, vale muito a pena, pois são princípios e valores que se convertem em resultados para a melhorar a qualidade de vida das pessoas em todas as áreas e setores administrativos”, afirmou.

Em sua visão, mais uma entidade nacional reconhece o quanto Campina Grande vem crescendo cada vez mais, numa demonstração de que a cidade está no caminho certo. Por isso, o prefeito fez questão de compartilhar mais esta vitória com o toda a sua equipe administrativa, como também com os cidadãos em geral. “São 430 mil pessoas que estão recebendo o prêmio agora”, comemorou.

Confira imagens:

Continue Lendo