Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito de Campina reforça cautela durante chuvas e garante monitoramento da Defesa Civil na cidade

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Defesa Civil, intensificou as ações de monitoramento e visitas às áreas de risco após as fortes chuvas registradas durante a noite da última segunda-feira (1º). Os agentes e técnicos do órgão estão em campo e disponíveis para atender a população, em casos de alagamentos e desmoronamentos.

A Defesa Civil recebeu, em média, 12 chamados. Dentre os transtornos ocasionados pelas chuvas na segunda (1º), destaca-se o alagamento de casa e bueiros fechados na rua Severino Pimentel, no Jardim Paulistano. Outras ruas da cidade registraram pontos de alagamentos.

O trabalho da Defesa Civil contou com apoio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), no qual foram realizados algumas limpezas de bocas de lobo, e limpeza de algumas áreas devido a descarte de materiais irregulares, que impediam o escoamento da água de forma eficaz.

“Acima de qualquer outra recomendação, a maior delas, pra este instante, é cautela. Nossas equipes estão de prontidão”, disse Bruno Cunha Lima, prefeito da cidade.

A previsão do tempo para esta terça-feira (2) em Campina Grande é de nebulosidade variável, podendo ocorrer chuvas em qualquer horário do dia, com temperatura máxima de 29ºC e mínima de 22ºC. A Defesa Civil possui uma equipe de plantão 24h para atender a população.

Central de Atendimento – Em casos de alagamentos e inundações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil por meio do número 199.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

PF combate aquisição e distribuição de moeda falsa na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Polícia Federal deflagrou na quarta-feira (13/11) a denominada Operação Chasque, que tem como objetivo combater o crime de aquisição e distribuição de moeda falsa na Paraíba.

Em julho deste ano, a Polícia Federal interceptou uma encomenda remetida pelos Correios contendo, em seu interior, vinte cédulas de R$ 50,00 falsificadas, que tinham como destino uma residência no Bairro Novo, na cidade paraibana de Boqueirão.

Após a realização de investigações, na data de hoje, foi dado cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela 4ª Vara Federal de Campina Grande/PB, na cidade de Petrolina/PE, bairro Antônio Casemiro, local da atual residência do suspeito de adquirir as cédulas falsas.

Durante as buscas, foram encontrados 21 tabletes de maconha na residência, o que ocasionou a prisão em flagrante do investigado e de sua companheira pelo crime de tráfico de drogas.

Além do crime acima, o investigado também poderá responder pelo delito de aquisição de moeda falsa.

Continue Lendo

Paraíba

Destino João Pessoa registra maior aumento de passageiros entre todos os aeroportos da Aena Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As ações da Prefeitura de João Pessoa na área de Turismo, ao longo dos últimos quatro anos, têm refletido positivamente no crescimento da movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto. De acordo com dados da Aena Brasil – concessionária que administra o equipamento – em outubro deste ano houve um crescimento de 22,5% no movimento, com a passagem de 149.802 pessoas pelos portões de embarque e desembarque, comparado com o mesmo período de 2023. Nos nove meses desse ano, o aumento chegou a 12,4%, com 1.304.814 passageiros passando pelo aeroporto.

O secretário de Turismo de João Pessoa (Setur), Daniel Rodrigues, comemora esses números, que colocam João Pessoa entre os destinos mais procurados pelos turistas de todo o Brasil. “Esses dados refletem o intenso trabalho que a Prefeitura tem feito no segmento do Turismo desde o primeiro dia de mandato do prefeito Cícero Lucena. Nessa gestão, o Turismo passou a ser uma prioridade do nosso projeto de governo e estamos desenvolvendo uma série de ações, como capacitação de agentes de viagens, realização de roadshows e workshops, participação em todas as maiores feiras do país e muita promoção do destino’, pontuou.

Esses dados, conforme a Aena, apontam que o aeroporto paraibano apresentou o maior crescimento de movimentação de passageiros entre todos os 17 equipamentos administrados pela empresa, inclusive, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Além da movimentação de passageiros, o Aeroporto Castro Pinto registrou aumento no volume de cargas, que representa outro indicativo econômico positivo. Houve um crescimento de 38% em outubro deste ano em relação ao do ano passado, com 330 toneladas de produtos.

Continue Lendo

Paraíba

Setor de serviços na Paraíba registra crescimento de 6,8% em setembro, revela IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O setor de serviços cresceu pelo quarto mês seguido no Estado da Paraíba. Em setembro, as empresas que prestam serviços apresentaram crescimento de 6,8%, quando comparado ao mesmo mês do ano passado. É o que constatou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada, nesta quarta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice do setor paraibano ficou acima da média do País, que alcançou crescimento de 4%.

No acumulado de janeiro a setembro deste ano, o índice paraibano registrou alta de 3,9% contra 2,9% da média do País. Segundo o IBGE, o setor de serviços é o principal indutor do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

SEGMENTOS EM DESTAQUE – Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, os segmentos que mais se destacaram em setembro deste ano frente a setembro do ano passado foram as atividades turísticas, impulsionado pelo aumento na receita de restaurantes; agências de viagens; transporte aéreo de passageiros; e serviços de reservas relacionados a hospedagens, além do segmento de transporte de passageiros.

A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta e real de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

Continue Lendo