Nos acompanhe

Paraíba

ALPB debate ações de conscientização do autismo e síndrome de down durante sessão especial

Publicado

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta segunda-feira (15), sessão especial para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down e o Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, proposto pelo deputado Branco Mendes, reuniu especialistas, profissionais da saúde dos municípios paraibanos e representantes de diversas instituições ligadas as duas áreas.

A sessão foi presidida pelo deputado Michel Henrique. “O objetivo foi unir forças e encaminhar demandas ao Governo do Estado que possam melhorar a vida dos autistas e das pessoas com Síndrome de Down no Estado”, disse o deputado.

Michel Henrique mencionou leis vigentes que garantem atendimento prioritário aos pais de pessoas com autismo na rede pública, além do trabalho realizado através da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Neurodivergente. Ele enfatizou a importância de continuar lutando por essa causa e por todas as minorias. “A dificuldade enfrentada diariamente exige que a gente hoje firme, mais uma vez, o compromisso com ações sociais voltadas para as pessoas com deficiência”, ressaltou o parlamentar.

A deputada Silvia Benjamin destacou que é importante que as ações e atitudes realizadas durante o mês de abril em prol da conscientização e inclusão das pessoas com autismo sejam mantidas ao longo de todo o ano. “A sociedade precisa ser conscientizada sobre a importância de não ter preconceito e promover a inclusão, para construir uma sociedade mais empática, respeitosa e solidária, valorizando as diferenças entre as pessoas”, disse.

Representando a Associação Brasileira das Pessoas que têm Autismo e síndrome de Down, Walkiria Leite destacou a importância de cuidar de crianças carentes que necessitam de apoio e compreensão. Ela enfatizou a necessidade de acabar com os rótulos e preconceitos em relação a essas crianças, ressaltando que com terapia, amor da família e educação, elas podem se desenvolver plenamente. “É importante saber que temos deputados realmente comprometidos com essa causa. É um alento a gente saber da importância e do papel social dessa Casa”, disse.

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, destacou a importância de mobilização da sociedade para promover a inclusão social e compreensão das necessidades das pessoas autistas em diversos ambientes. “Temos um trabalho educativo nas escolas. Hoje, a Secretaria Municipal de Educação do Municipio mantém dois mil cuidadores para as crianças que estão no espectro autístico. Fora isso, tem trabalho de saúde, de inclusão social, de direitos jurídicos”, explicou.

A Presidente da AIMA (Associação integrada de mães de Autistas), Elaine Araújo, mencionou a dificuldade de criar um filho autista e a importância do apoio da associação, que atende 300 crianças com uma equipe multidisciplinar e o apoio do Governo do Estado. Além disso, ela também ressaltou a necessidade de cuidar da saúde mental dos cuidadores. “Não fossem os apoios que recebemos, a gente não conseguiria atender essas famílias que são socialmente vulneráveis”, disse.

O advogado Caio César de Sousa, vice-presidente da Comissão de Estudos e Defesa de Direitos dos Autistas da OAB-PB, pai de criança autista, elogiou o papel da Assembleia Legislativa nas ações voltadas para a melhoria das condições de vida das pessoas com autismo. “Muito já foi feito nessa Casa, através de leis, mas ainda é preciso fazer mais por essas pessoas”, disse.

Também participaram da sessão especial a deputada Lucinha Lima, a Coordenadora da APA (Associação Paraibana de Autistas), Hosana Carneiro; a presidente da Associação das Famílias Autistas, Maria Gerlane; o representante da tarde inclusiva e da cultura inclusiva para pessoas com deficiência, o musicista Nick Fernandes; e a representante do Instituto Primeiro Olhar, Ana Lúcia Vendel.

Comemoração

O Dia Mundial do Autismo é celebrado pela Organização das Nações Unidas em 2 de abril. A data foi criada no dia 17 de dezembro de 2007 para a conscientização sobre o transtorno do espectro autista. Já o Dia Mundial da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março. É uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas.

Continue Lendo

Paraíba

Cícero atende requerimento de moradores e inclui pavimentação de rua no bairro Alto do Mateus

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Atendendo a um abaixo assinado de moradores da Rua Francisco Alves, no Alto do Mateus, entregue por Flavio e Alyne Moreira do partido AGIR 36, com articulação do líder comunitário Luciano Alves, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) incluiu a rua no mapa de pavimentações do bairro.

Por se tratar de uma rua enladeirada e que por isso envolve esforço de engenharia adicional, a rua Francisco Alves sempre foi deixada de lado nas ações de  pavimentações.

Após reuniões com os moradores, Flávio e Alyne articularam tratativas com a gestão municipal para que o pleito seja atendido, e conseguiram, junto à Prefeitura, a inclusão dos serviços de pavimentação da via.

“É mais uma conquista da boa política praticada pelo casal Moreira em parceria com o povo que luta por dias melhores! Parabéns a todos os moradores”, destacou o presidente do AGIR, Flávio.

Continue Lendo

Paraíba

Campina Grande inicia semana com 110 oportunidades de emprego através do Sine Municipal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sine Municipal oferece neste início de semana 110 oportunidades por meio do cadastro do próprio órgão. Os interessados devem procurar o Sine Municipal e apresentar RG, CPF, comprovante de residência, currículo atualizado e a carteira de trabalho. As oportunidades para Pessoas Com Deficiências (PCD), requerem o laudo médico com atualização há, pelo menos, três meses.

As vagas podem ser consultadas de forma presencial ou online, através dos links disponíveis na bio do instagram oficial do Sine @sinemunicipalcg. O candidato deve acessar os links para Novo Cadastro e/ou Atualização: http://linkme.bio/comunicasinecg. É importante que os campos sejam preenchidos com todas as informações solicitadas no formulário.

O Sine Municipal está localizado na rua Santa Clara, s/n, Centro – próximo ao Terminal de Integração de Passageiros. O órgão atende de segunda à quinta-feira, das 7h às 17h e na sexta-feira de 7h às 13h.

Em Campina Grande estão à disposição as seguintes vagas:

Advogado (ensino superior completo em Direito + OAB + 6 meses de experiência na função.) 1 vaga

Ajudante de carga e descarga de mercadorias (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Armador de estrutura de concreto (ensino fundamental completo + 6 meses de experiências + consultar requisitos da vaga junto ao Sine) 5 vagas

Ajudante de motorista (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 5 vagas

Analista Contábil (ensino superior em Contabilidade + 6 meses de experiência) 1 vaga

Assistente de prevenção de perdas (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 1 vaga

Atendente de farmácia – Balconista (curso de atendente de farmácia + ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Atendente de loja (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Auxiliar administrativo (ensino médio completo + 6 meses de experiências) 2 vagas

Auxiliar de cobrança (ensino médio completo + 6 meses de experiências) 2 vagas

Auxiliar de Limpeza (ensino médio completo + 6 meses de experiências) 3 vagas

Auxiliar de linha de produção  (ensino médio completo + 6 meses de experiências) 7 vagas

Auxiliar de linha de produção – PCD (ensino médio completo + 6 meses de experiências) 2 vagas

Auxiliar de logística – PCD (ensino médio completo + ensino médio completo – consultar demais requisitos junto ao Sine) 1 vaga

Carpinteiro (ensino fundamental incompleto + 6 meses de experiência na função) 10 vagas

Consultor de vendas – Consórcio (ensino médio completo + não é necessário experiência na função) 2 vagas

Consultor de vendas (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 3 vagas

Cozinheiro do serviço doméstico (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 2 vagas

Desenhista industrial gráfico – Designer gráfico (curso de designer industrial/gráfico + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Eletricista (curso técnico em eletrotécnica + 6 meses de experiência) 4 vagas

Encarregado de obras (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 8 vagas

Estoquista (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 5 vagas

Faturista (ensino superior em andamento em Administração ou Contabilidade + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Fiscal de prevenção de percas (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 1 vaga

Garçom (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Gerente de Hotel (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 2 vagas

Impressor flexográfico (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 1 vaga

Instalador de sistemas fotovoltaicos (Ensino técnico completo + 6 meses de experiência na função, consultar demais requisitos junto ao Sine) 1 vaga

Mecânico de automóveis (curso técnico completo em Mecânica de Automóveis + 6 meses de experiência) 1 vaga

Mecânico de manutenção de máquinas industriais (curso técnico completo em manutenção de máquinas industriais + 6 meses de experiência) 1 vaga

Mecânico de manutenção de equipamentos de climatização e refrigeração (ensino técnico completo em equipamentos de refrigeração + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Mecânico de usinagem – Manutenção (ensino técnico completo em manutenção de máquinas + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Montador de móveis de madeira (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 2 vagas

Motorista de Ambulância (CNH D + ensino médio completo +6 meses de experiência na função – consultar demais requisitos junto ao Sine Municipal) 1 vaga

Motorista de automóveis (CNH A/B + ensino médio completo +6 meses de experiência na função) 2 vagas

Operador de empilhadeira (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 2 vagas

Operador de caixa – PCD (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 2 vagas

Operador de tráfego para estacionamento (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Pedreiro (ensino fundamental incompleto + 6 meses de experiência na função) 6 vagas

Recepcionista – Atendente (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Recepcionista de hotel (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 2 vagas

Supervisor de vendas – Comercial (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Técnico em Farmácia (curso técnico completo em Farmácia + 6 meses de experiência) 1 vaga

Técnico mecânico (ensino médio + Curso de técnico mecânico + Experiência com motores estacionários a combustão + CNH E) 1 vaga

Técnico em manutenção de equipamentos de informática (ensino técnico completo em Manutenção e Suporte em informática + 6 meses de experiência) 1 vaga

Vendedor interno (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 3 vagas.

Vendedor pracista – porta a porta (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 4 vagas.

Vendedor pracista (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga.

Continue Lendo

Paraíba

FestincineJP traz ator principal do filme internacional ‘O Último Pub’ ao Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) confirmou a participação do ator britânico Dave Turner, protagonista do longa ‘O Último Pub’. O filme fará sua estreia no Brasil no encerramento do festival e só deverá chegar ao circuito comercial no dia 8 de agosto, com distribuição da Synapse Distribution.

“O nosso FestincineJP ganhou realmente uma importância e uma envergadura muito grande, tanto no Brasil quanto fora. Estamos conseguindo acolher propostas cinematográficas importantes, estéticas importantes para o cinema. A vinda do Dave Turner, além do próprio filme ‘O Último Pub’ ser lançado no nosso festival, é uma honra para todos nós”, comentou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressaltou que João Pessoa passa a ser uma referência no audiovisual brasileiro. “Vamos ter a presença de pessoas extremamente importantes na rede produtiva do cinema nacional e internacional, e na parte artística. Isso é muito forte e muito simbólico para a Prefeitura de João Pessoa”, acrescentou.

No longa, Dave Turner interpreta TJ Ballantyne, um dono de pub da cidade de Blaydon, que luta para manter o local em funcionamento. Em uma amizade improvável, TJ conhece a jovem síria Yara (Ebla Mari).

O drama, que trata sobre fragilidades e esperanças, é dirigido pelo premiado diretor britânico Ken Loach, de 87 anos, vencedor do Palma de Ouro em 2016, com o filme ‘Eu, Daniel Blake’. No FestincineJP, ‘O Último Pub’ será exibido no Centerplex dia primeiro de junho, às 20h, gratuitamente.

Antes de ser ator, Turner passou mais de 30 anos no serviço de bombeiros e se aposentou em 2014. No mesmo ano, recebeu um convite para fazer o filme ‘Eu, Daniel Blake’, também dirigido por Ken Loach.

Dave recebeu um telefonema de Ken em 2021 e lhe ofereceram o papel principal de ‘O Último Pub’. O longa teve grande repercussão no Festival de Cannes, no ano passado, e foi anunciado como o filme de despedida do diretor Ken Loach.

Sessões – As sessões do FestincineJP são gratuitas. Porém, as salas de cinema estão sujeitas à lotação. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão, por ordem de chegada na fila. Será apenas fornecido um ingresso por pessoa. A programação completa está no site www.festincinejp.com.br.

Sinopse – No último filme de Ken Loach, o dono de um pub luta para manter seu negócio vivo em uma cidade decadente. Quando refugiados sírios começam a ocupar as casas vazias da região, a tensão aumenta e a união dos habitantes locais é colocada à prova.

Ficha técnica – Direção de Ken Loach; roteiro de Paul Laverty; trilha sonora é de George Fenton; direção de fotografia é de Robbie Ryan. A edição é de Jonathan Morris, direção de arte de Fergus Clegg. A distribuição é da Synapse Distribution.

Continue Lendo