Nos acompanhe

Paraíba

Hospital Metropolitano realiza captação de múltiplos órgãos e, em sequência, transplante de coração

Publicado

em

Pela primeira vez na história do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires foram realizadas, em sequência, uma captação de múltiplos órgãos e um transplante cardíaco. O fato inédito ocorreu na noite desse domingo (14) e ambos pacientes eram acompanhados na unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba  e gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). O beneficiado com o novo coração foi José Jonoilton Clementino, de 53 anos, que sofria com uma insuficiência cardíaca grave e estava na fila única de transplantes.

A nova chance para Jonoilton só foi possível graças ao sim da família do paciente doador, de 38 anos, que teve a Morte Encefálica (ME) confirmada no último sábado (13), em decorrência de hipertensão intracraniana. Além do coração, foram doados fígado, rins direito e córneas.

O cirurgião cardiovascular Maurílio Onofre ressaltou que o fato do doador e receptor estarem em salas vizinhas na mesma unidade de saúde, além de ser algo inédito, foi muito positivo para preservar a saúde do órgão doado, pois quando o assunto é transplante, poucas horas fazem diferença. Para o coração, o tempo de isquemia é de apenas 4 horas. Como nesse transplante o doador e receptor estavam bem próximos, decorreram apenas 5 minutos entre retirada, que foi concluída às 23h15, e o procedimento de implante do órgão, que começou às 23h20.

“Dois cirurgiões ficaram preparando o doador, e outros três estavam na sala vizinha já preparando o receptor. Ficamos nos comunicando, e, após inspecionar o coração do doador, foi sinalizado que estava tudo bem para prosseguir com a retirada do coração do receptor para ele receber o órgão doado”, pontuou o cirurgião cardiovascular, que também fez questão de ressaltar a importância da doação. “Eu gostaria, também, de agradecer à família do doador, que no momento de dor teve a grandeza de praticar esse gesto de solidariedade e, com isso, salvar várias vidas”, pontuou Maurílio Onofre, um dos cinco cirurgiões responsáveis pelos procedimentos.

Como Jonoilton estava em Coremas, no Sertão da Paraíba, a aproximadamente 5 horas de distância via terrestre do Hospital Metropolitano, o apoio da aeronave do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba foi essencial para reduzir o tempo de sua locomoção até o Metropolitano. A aeronave pegou o paciente em Patos e o levou até o aeroporto Presidente Castro Pinto, de onde ele foi transferido de ambulância para o Hospital Metropolitano. O paciente estava em casa assistindo televisão quando recebeu a notícia que foi dada pela filha Ana Cristina.

“Quando eu fiquei sabendo que ia receber o coração corri para o quarto, abracei minha netinha, foi só alegria, não conseguia nem falar com mais ninguém que ligava de tanta emoção. A minha esposa ligou e disse que o avião ia me pegar lá em Patos, eu agradeci a Deus que pelo menos é mais rápido. Só tenho a agradecer a essa família que doou o coração, e, ao mesmo tempo, sentir a perda deles. Até nisso as coisas de Deus são tão bem feitas, minha esposa mesmo é doadora de órgãos. Eu só tenho a agradecer a essa família e desejar que Deus ilumine eles com muita paz e muita saúde”, disse José Jonoilton.

De acordo com a médica cardiologista clínica e coordenadora do ambulatório para transplante do Metropolitano, Tauanny Frazão, que acompanhou o caso de José Jonoilton desde 2023, o paciente sofria com uma insuficiência cardíaca avançada e o transplante era necessário. “O coração dele estava muito crescido, por consequência de uma miocardiopatia isquêmica, ou seja, de um infarto prévio. Ele já havia colocado stent em uma das principais artérias, mas infelizmente ele evoluiu com uma sequela importante que foi esse coração crescido”, contou a cardiologista.

Ela pontuou ainda que essa insuficiência cardíaca gerou muitos sintomas no paciente, então ele não conseguia mais fazer as atividades habituais. “Jonoilton era agricultor e já não conseguia mais trabalhar, ele tinha cansaço aos pequenos esforços, e aí, graças a Deus, chegou o tão esperado transplante cardíaco para que ele possa ter uma vida nova. E tudo isso só foi possível porque essa família, mesmo em meio a tanta dor, teve um ato de generosidade de dizer sim. Então, nós como equipe só temos a agradecer a essa família pelo privilégio e a honra de receber esse coração”, discorreu.

A diretora do Hospital Metropolitano, Louise Nathalie, ressaltou que, além do complexo hospitalar ser um centro transplantador, também é centro de doação de órgãos, e isso aumenta as chances para um bom resultado do transplante. “Sabemos que quanto menor o tempo de isquemia, ou seja, quanto menor o tempo que o coração fica fora do peito do doador para o receptor, menor a chance de rejeição, de complicações, então melhor será o desfecho do transplante cardíaco. Foi um privilégio muito grande para nossa equipe que ficou bastante entusiasmada com essa novidade. E celebramos o sucesso do procedimento”, afirmou a gestora.

“O sucesso de cada transplante é fruto de uma doação de órgãos, e este é resultado de uma rede de profissionais, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros. A generosidade dessas famílias é verdadeiramente inspiradora e nos lembra da importância da solidariedade e compaixão em momentos de adversidade,” destacou a coordenadora de enfermagem da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Metropolitano, Patrícia Monteiro.

Referência em alta complexidade cardiológica – O Hospital Metropolitano foi habilitado para a realização de transplante cardíaco em junho de 2020, desde então, oito paraibanos já tiveram suas vidas transformadas com a realização do procedimento na unidade.

Além do transplante em adultos, o Metropolitano tornou-se o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração em crianças. Em 26 de março de 2022, a unidade hospitalar realizou o primeiro transplante cardíaco 100% SUS pela Paraíba. Já em 2023, foram realizados quatro transplantes cardíacos e, este ano, três. A Unidade é também o hospital coordenador do programa Coração Paraibano, responsável por reduzir em mais de  40% a mortalidade por infarto agudo do miocárdio na Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Cícero atende requerimento de moradores e inclui pavimentação de rua no bairro Alto do Mateus

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Atendendo a um abaixo assinado de moradores da Rua Francisco Alves, no Alto do Mateus, entregue por Flavio e Alyne Moreira do partido AGIR 36, com articulação do líder comunitário Luciano Alves, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) incluiu a rua no mapa de pavimentações do bairro.

Por se tratar de uma rua enladeirada e que por isso envolve esforço de engenharia adicional, a rua Francisco Alves sempre foi deixada de lado nas ações de  pavimentações.

Após reuniões com os moradores, Flávio e Alyne articularam tratativas com a gestão municipal para que o pleito seja atendido, e conseguiram, junto à Prefeitura, a inclusão dos serviços de pavimentação da via.

“É mais uma conquista da boa política praticada pelo casal Moreira em parceria com o povo que luta por dias melhores! Parabéns a todos os moradores”, destacou o presidente do AGIR, Flávio.

Continue Lendo

Paraíba

Campina Grande inicia semana com 110 oportunidades de emprego através do Sine Municipal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sine Municipal oferece neste início de semana 110 oportunidades por meio do cadastro do próprio órgão. Os interessados devem procurar o Sine Municipal e apresentar RG, CPF, comprovante de residência, currículo atualizado e a carteira de trabalho. As oportunidades para Pessoas Com Deficiências (PCD), requerem o laudo médico com atualização há, pelo menos, três meses.

As vagas podem ser consultadas de forma presencial ou online, através dos links disponíveis na bio do instagram oficial do Sine @sinemunicipalcg. O candidato deve acessar os links para Novo Cadastro e/ou Atualização: http://linkme.bio/comunicasinecg. É importante que os campos sejam preenchidos com todas as informações solicitadas no formulário.

O Sine Municipal está localizado na rua Santa Clara, s/n, Centro – próximo ao Terminal de Integração de Passageiros. O órgão atende de segunda à quinta-feira, das 7h às 17h e na sexta-feira de 7h às 13h.

Em Campina Grande estão à disposição as seguintes vagas:

Advogado (ensino superior completo em Direito + OAB + 6 meses de experiência na função.) 1 vaga

Ajudante de carga e descarga de mercadorias (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Armador de estrutura de concreto (ensino fundamental completo + 6 meses de experiências + consultar requisitos da vaga junto ao Sine) 5 vagas

Ajudante de motorista (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 5 vagas

Analista Contábil (ensino superior em Contabilidade + 6 meses de experiência) 1 vaga

Assistente de prevenção de perdas (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 1 vaga

Atendente de farmácia – Balconista (curso de atendente de farmácia + ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Atendente de loja (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Auxiliar administrativo (ensino médio completo + 6 meses de experiências) 2 vagas

Auxiliar de cobrança (ensino médio completo + 6 meses de experiências) 2 vagas

Auxiliar de Limpeza (ensino médio completo + 6 meses de experiências) 3 vagas

Auxiliar de linha de produção  (ensino médio completo + 6 meses de experiências) 7 vagas

Auxiliar de linha de produção – PCD (ensino médio completo + 6 meses de experiências) 2 vagas

Auxiliar de logística – PCD (ensino médio completo + ensino médio completo – consultar demais requisitos junto ao Sine) 1 vaga

Carpinteiro (ensino fundamental incompleto + 6 meses de experiência na função) 10 vagas

Consultor de vendas – Consórcio (ensino médio completo + não é necessário experiência na função) 2 vagas

Consultor de vendas (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 3 vagas

Cozinheiro do serviço doméstico (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 2 vagas

Desenhista industrial gráfico – Designer gráfico (curso de designer industrial/gráfico + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Eletricista (curso técnico em eletrotécnica + 6 meses de experiência) 4 vagas

Encarregado de obras (ensino fundamental completo + 6 meses de experiência na função) 8 vagas

Estoquista (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 5 vagas

Faturista (ensino superior em andamento em Administração ou Contabilidade + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Fiscal de prevenção de percas (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 1 vaga

Garçom (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Gerente de Hotel (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 2 vagas

Impressor flexográfico (consultar requisitos específicos junto ao Sine Municipal) 1 vaga

Instalador de sistemas fotovoltaicos (Ensino técnico completo + 6 meses de experiência na função, consultar demais requisitos junto ao Sine) 1 vaga

Mecânico de automóveis (curso técnico completo em Mecânica de Automóveis + 6 meses de experiência) 1 vaga

Mecânico de manutenção de máquinas industriais (curso técnico completo em manutenção de máquinas industriais + 6 meses de experiência) 1 vaga

Mecânico de manutenção de equipamentos de climatização e refrigeração (ensino técnico completo em equipamentos de refrigeração + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Mecânico de usinagem – Manutenção (ensino técnico completo em manutenção de máquinas + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Montador de móveis de madeira (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 2 vagas

Motorista de Ambulância (CNH D + ensino médio completo +6 meses de experiência na função – consultar demais requisitos junto ao Sine Municipal) 1 vaga

Motorista de automóveis (CNH A/B + ensino médio completo +6 meses de experiência na função) 2 vagas

Operador de empilhadeira (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 2 vagas

Operador de caixa – PCD (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 2 vagas

Operador de tráfego para estacionamento (ensino médio completo + 6 meses de experiência) 1 vaga

Pedreiro (ensino fundamental incompleto + 6 meses de experiência na função) 6 vagas

Recepcionista – Atendente (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Recepcionista de hotel (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 2 vagas

Supervisor de vendas – Comercial (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga

Técnico em Farmácia (curso técnico completo em Farmácia + 6 meses de experiência) 1 vaga

Técnico mecânico (ensino médio + Curso de técnico mecânico + Experiência com motores estacionários a combustão + CNH E) 1 vaga

Técnico em manutenção de equipamentos de informática (ensino técnico completo em Manutenção e Suporte em informática + 6 meses de experiência) 1 vaga

Vendedor interno (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 3 vagas.

Vendedor pracista – porta a porta (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 4 vagas.

Vendedor pracista (ensino médio completo + 6 meses de experiência na função) 1 vaga.

Continue Lendo

Paraíba

FestincineJP traz ator principal do filme internacional ‘O Último Pub’ ao Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) confirmou a participação do ator britânico Dave Turner, protagonista do longa ‘O Último Pub’. O filme fará sua estreia no Brasil no encerramento do festival e só deverá chegar ao circuito comercial no dia 8 de agosto, com distribuição da Synapse Distribution.

“O nosso FestincineJP ganhou realmente uma importância e uma envergadura muito grande, tanto no Brasil quanto fora. Estamos conseguindo acolher propostas cinematográficas importantes, estéticas importantes para o cinema. A vinda do Dave Turner, além do próprio filme ‘O Último Pub’ ser lançado no nosso festival, é uma honra para todos nós”, comentou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressaltou que João Pessoa passa a ser uma referência no audiovisual brasileiro. “Vamos ter a presença de pessoas extremamente importantes na rede produtiva do cinema nacional e internacional, e na parte artística. Isso é muito forte e muito simbólico para a Prefeitura de João Pessoa”, acrescentou.

No longa, Dave Turner interpreta TJ Ballantyne, um dono de pub da cidade de Blaydon, que luta para manter o local em funcionamento. Em uma amizade improvável, TJ conhece a jovem síria Yara (Ebla Mari).

O drama, que trata sobre fragilidades e esperanças, é dirigido pelo premiado diretor britânico Ken Loach, de 87 anos, vencedor do Palma de Ouro em 2016, com o filme ‘Eu, Daniel Blake’. No FestincineJP, ‘O Último Pub’ será exibido no Centerplex dia primeiro de junho, às 20h, gratuitamente.

Antes de ser ator, Turner passou mais de 30 anos no serviço de bombeiros e se aposentou em 2014. No mesmo ano, recebeu um convite para fazer o filme ‘Eu, Daniel Blake’, também dirigido por Ken Loach.

Dave recebeu um telefonema de Ken em 2021 e lhe ofereceram o papel principal de ‘O Último Pub’. O longa teve grande repercussão no Festival de Cannes, no ano passado, e foi anunciado como o filme de despedida do diretor Ken Loach.

Sessões – As sessões do FestincineJP são gratuitas. Porém, as salas de cinema estão sujeitas à lotação. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão, por ordem de chegada na fila. Será apenas fornecido um ingresso por pessoa. A programação completa está no site www.festincinejp.com.br.

Sinopse – No último filme de Ken Loach, o dono de um pub luta para manter seu negócio vivo em uma cidade decadente. Quando refugiados sírios começam a ocupar as casas vazias da região, a tensão aumenta e a união dos habitantes locais é colocada à prova.

Ficha técnica – Direção de Ken Loach; roteiro de Paul Laverty; trilha sonora é de George Fenton; direção de fotografia é de Robbie Ryan. A edição é de Jonathan Morris, direção de arte de Fergus Clegg. A distribuição é da Synapse Distribution.

Continue Lendo