Nos acompanhe

Paraíba

Assembleias sobre saneamento: MPPB deve receber relatório até o final do mês

Publicado

em

O Ministério Público da Paraíba deve receber, até o final de abril, o relatório dos municípios que assinaram a carta de anuência aos planos regionalizados de abastecimento de água e esgotamento sanitário que estão sendo elaborados pelo Estado. Os prefeitos têm até o dia 29 de abril para fazerem a adesão.

Nesta terça-feira (16/04), ocorreram as duas últimas assembleias microrregionais de água e esgoto no auditório da sede do MPPB na Capital. Pela manhã, o evento reuniu prefeitos e representantes dos municípios da microrregião do Alto Piranhas, com um quórum de 78,9%. À tarde, o evento foi destinado aos municípios da microrregião do Espinharas e teve uma participação de 56,5% dos gestores.

Na abertura dos eventos, o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto asseverou que o MPPB tem buscado o diálogo com os municípios para a solução dos problemas. “É muito bonito ver que em dois dias, gestores se reuniram para discutir um assunto de grande interesse social, como é o saneamento básico. O Ministério Público tem, já há algum tempo, adotado essa cultura de diálogo em vez de buscar punir. Nós verificamos os problemas, tentamos dialogar com as partes  para que possamos construir, todos juntos, uma melhor solução, porque, no final das contas, o que mais importa para todos nós é o problema estar resolvido. Fizemos isso na questão dos lixões e agora estamos fazendo em relação ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário. Nos reunimos com o Estado e houve um avanço para auxiliar os municípios nessa área. Então, tudo o que for acordado entre Estado e municípios será encaminhado para nós, para o Ministério Público, para que possamos fazer as fiscalizações e buscar os ajustes que sejam necessários ao cumprimento da lei”, disse o PGJ.

O secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Deusdete Queiroga, agradeceu a receptividade e a parceria do Ministério Público. Também agradeceu e destacou o apoio da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) e falou sobre o novo marco legal do saneamento (Lei 14.026/2020). “Esse marco traz alguns princípios importantes. Um deles é a regionalização na prestação de serviços, isso traz, evidentemente, algumas vantagens importantes. Você tem um ganho de escala, tem a opção de um abastecimento de água em sistemas integrados. A Paraíba, como um estado que tem mais de 90% do seu território no semiárido nordestino, é fundamental que tenhamos sistemas integrados”.

O presidente da Comissão de Recursos Hídricos do MPPB, procurador Francisco Sagres, falou que o intuito do Ministério Público é desenvolver um trabalho para a solução da questão do saneamento nos mesmos moldes do que foi feito para a erradicação dos lixões, no estado. “Começamos com os lixões, com diálogo, resolvendo praticamente tudo junto com a boa vontade dos prefeitos. Agora estamos trabalhando na questão do esgotamento sanitário. Com esse programa regionalizado do Estado, o custo é muito menor e soluciona tudo. Estamos de mãos dadas para chegarmos a uma solução”, disse.

O promotor de Justiça Raniere Dantas, integrante da comissão, enfatizou a importância de uma atuação integrada entre Estado e municípios para a otimização de recursos e efetividade na garantia do direito ao saneamento básico da população e proteção dos recursos hídricos e meio ambiente. Segundo ele, o ideal é que os planos de saneamento sejam realizados de forma regional, de acordo com a área da Bacia Hidrográfica para evitar que um município que despeje esgoto em um rio não comprometa todo o trabalho e investimento feito pelas cidades vizinhas que se adequaram à lei, por exemplo.

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, falou sobre esse trabalho em parceria. “É muito importante esse momento de estarmos sentados à mesa com união, trabalhando para ajudar os municípios a cumprirem algo essencial que é o saneamento básico. Os municípios sozinhos não poderiam cumprir essa meta legal (de garantir o atendimento de 99% da população com água potável e de 90% da população com coleta e tratamento de esgotos até 31 de dezembro de 2033), mas essa proposta chegou em boa hora. Na questão dos resíduos sólidos obtivemos um sucesso relevante com parceria, trabalho e interlocução. Enquanto federação, estaremos sempre presentes nesse diálogo e interlocução para que as coisas aconteçam”, disse.

Assembleias

Nas quatro assembleias realizadas nesta segunda e terça-feira, o secretário Deusdete Queiroga e a secretária executiva, Virgiane Melo, explicaram aos gestores municipais o que está previsto na Lei Complementar Estadual nº 168/2021. Eles apresentaram detalhes sobre a criação das microrregiões de Água e Esgoto do Litoral, da Borborema, do Alto Piranhas e do Espinharas e falaram sobre as respectivas estruturas de governança.

A representante da empresa vencedora da licitação realizada pelo Estado também fez uma apresentação sobre o processo de elaboração do plano estadual e dos planos regionais de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Ao final, foi dado espaço para que prefeitos e secretários municipais pudessem dirimir dúvidas e para deliberações.

Continue Lendo

Paraíba

Alexandre de Moraes determina soltura de Anderson Novais, investigado pelos atos golpistas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta terça-feira (30/04) a soltura do paraibano Anderson Novais, um dos investigados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Ele havia sido preso preventivamente, na última quinta-feira (25¹04), por descumprimento de uma das medidas cautelares impostas anteriormente pelo ministro.

Na decisão, Moraes disse que a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal comunicou equivocadamente que o réu teria deixado de comparecer em juízo em nove ocasiões distintas. A defesa do paraibano conseguiu comprovar que ele se apresentou à Justiça em todos os dias citados.

“Conforme documentação juntada aos autos pela Defesa do réu, e manifestações da Defesa e da Procuradoria-Geral da República em audiência de custódia, recebida nessa data, verifica-se que o réu vem cumprindo todas as medidas cautelares regularmente, e a comunicação de descumprimento a esta SUPREMA CORTE ocorreu em razão de equívoco”, diz a decisão.

Ex-assessor do deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) e um dos líderes do movimento de direita na Paraíba, Anderson foi preso por suposta participação nos atos de 8 de janeiro, quando houve a invasão e depredação da sede dos três poderes, em Brasília.

Em seguida, conseguiu o afrouxamento da prisão, por determinação de Moraes, com a imposição de algumas medidas cautelares.

Agora em liberdade, o paraibano terá que continuar cumprindo as medidas.

Continue Lendo

Paraíba

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através do programa Empreender PB, abre, a partir desta quinta-feira (2), 840 vagas para inscrições em municípios da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª região. As vagas disponibilizadas abrangem as linhas Empreender Pessoa Física, Empreender Profissional Liberal, Empreender Juventudes e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

Ao todo, serão contemplados 28 municípios, com 30 vagas cada um. O valor total de investimentos ultrapassa os R$ 6 milhões. Para verificar a lista dos municípios das Regiões citadas, acesse www.empreender.pb.gov.br clicando em “Consultar Região”, ou pelas redes sociais do Empreender PB. As inscrições serão abertas a partir das 8h.

Os cadastros devem ser realizados até 7 de maio, ou até enquanto existirem vagas disponíveis, e poderão ser efetivados através do site www.empreender.pb.gov.br, a partir da data e horário informados.

Empreender PB – É um programa do Governo do Estado destinado a apoiar os empreendedores da Paraíba, disponibilizando financiamento de crédito (empréstimos) com taxas reduzidas de juros para pessoas físicas e jurídicas que desejam iniciar um negócio próprio ou ampliar um já existente. Seu objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do estado.

O Programa Empreender Paraíba tem o objetivo de fomentar a atividade de empreendedorismo nos 223 municípios, apoiando e fortalecendo a economia solidária, o microempreendedor individual, o microempresário, negócios de pequeno porte e as cooperativas de produção da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Prorrogadas inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foram prorrogadas, até o dia 12 de maio, as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Governo Federal, no município de Campina Grande. A equipe da Secretaria de Educação está fazendo busca ativa pelos bairros da cidade para garantir que o maior número possível de pessoas se inscrevam no programa.

Podem participar do Brasil Alfabetizado pessoas com 15 anos ou mais que não tem habilidade de ler nem escrever. As pessoas que consideram possuir pouca habilidade de leitura ou escrita também podem se inscrever. As aulas iniciam ainda no mês de maio e vão acontecer de segunda a quinta-feira, nas escolas municipais ou prédios comunitários, podendo ser diurno ou noturno, com turmas de no mínimo 14 estudantes para zona urbana e sete para zona rural.

As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais ou por meio do link: https://bit.ly/brasilalfabetizadopba

“As aulas são para pessoas que estão sem estudar. Inclusive aquelas que já cursaram o ensino fundamental 1 ou 2, não sabem ler nem escrever, possuem 15 anos ou mais também podem garantir a sua vaga no programa”, frisou Ádria Maciel, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do município.

“O Programa visa apoiar ações que combatam o analfabetismo e promovam a educação de jovens e adultos”, destacou Fabíola Gaudêncio, gerente de projetos da Secretaria de Educação.

Continue Lendo