Nos acompanhe

Paraíba

Construção Civil: investimentos em saúde e segurança dos colaboradores impulsionam o setor

Publicado

em
O dia a dia em um canteiro de obras requer muita atenção aos detalhes e cuidados específicos com os colaboradores. Entre a natureza das atividades realizadas e os riscos envolvidos, o setor da construção civil tem investido cada vez mais na saúde e segurança de seus trabalhadores. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, a construção civil e a incorporação imobiliária investiram mais de R$ 296 milhões em segurança do trabalho no ano passado, um crescimento de 74% em relação ao ano anterior.
Para Rosana Lima, engenheira de segurança do trabalho da Massai, uma das cem maiores construtoras do país, o olhar para a cultura de segurança na construção civil tem se tornado cada vez mais atento. “Com a atualização das Normas Reguladoras, principalmente a NR-1, a avaliação de risco é necessária e as empresas estão cada vez mais atentas a esse investimento, que é extremamente importante para preservar a integridade física dos colaboradores”, esclareceu.
Para a engenheira, os novos equipamentos, inovações tecnológicas do mercado e capacitação são pilares importantes que contribuem para a saúde e segurança dos trabalhadores. “Equipamentos como a Manipuladora, por exemplo, são bastante importantes no mercado, pois eliminam o risco de altura e contribuem na prevenção de acidentes. Além da educação em si, que treina e capacita os colaboradores para o dia a dia no canteiro”, exemplificou.
No mês de abril, conhecido pelo movimento Abril Verde, que conscientiza sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho, o tema ganha ainda mais força. Mas, Rosana destaca a necessidade de que o assunto seja sempre uma prioridade nas empresas. “É uma campanha bastante importante, mas temos que trabalhar com a segurança o ano todo. Nós temos um planejamento com avaliação de risco para executar tudo com prevenção e antecipação dos treinamentos e procedimentos, compra de equipamentos, tudo isso para preservar a saúde dos colaboradores”, salientou.
Dia a dia – Emília Oliveira, técnica em segurança do trabalho, atua no setor de construção civil há dois anos. Nos canteiros de obras de empreendimentos da Massai, ela aplica o Plano de Segurança e Saúde (PSS) e orienta os colaboradores, explicando os riscos de cada situação. Emília ressalta que é um processo que exige comprometimento e confiança de todos os colaboradores. “É um acordo de confiança que nós temos. Eu tento mostrar que a segurança é individual, mas o trabalho é em grupo”, afirmou.
Dentro de um ambiente saudável, a saúde mental também é prioridade. “Buscamos fazer tanto palestras educativas quanto momentos que trabalham a saúde mental. Se o colaborador está com a saúde física e mental bem, ele trabalha bem”, ressaltou. Para a técnica, o mais importante é que no final do dia todos os colaboradores voltem bem para suas casas e famílias. “Se existem meios de segurança, é uma obra saudável. Tudo o que é feito desde o momento em que eles entram na obra e colocam seus EPIs até concluir o serviço, é para o bem deles e todos ganham com isso”, avaliou Emília.
Sobre a Massai – Há 27 anos no mercado, a Massai é referência em qualidade, inovação, pontualidade e soluções para o mercado imobiliário. Atuando em João Pessoa e Campina Grande (PB), e em Mossoró (RN), tem como missão prover soluções nos segmentos de inteligência de negócios, construção, incorporação e gestão de ativos (gestão de fundos imobiliários, gestão de condomínios empresariais). A Massai figura entre as cem maiores construtoras do Brasil, de acordo com o ranking nacional da INTEC, e é reconhecida por ser uma das empresas mais respeitadas e admiradas no mercado da construção civil do país. Para conhecer melhor a Massai e suas atividades, o site é https://www.massai.com.br. Outras informações podem ser conferidas no perfil do Instagram @massaioficial ou pelo (83) 3044-7881.

Continue Lendo

Paraíba

Sessão conjunta da CMJP e ALPB homenageia médico João Bezerra Júnior

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na noite desta quarta-feira (08/05), foi realizada sessão conjunta entre a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para homenagear o médico anestesiologista João Bezerra Júnior com a Medalha Cidade de João Pessoa, outorgada pela CMJP, e a Medalha de Epitácio Pessoa, outorgada pela ALPB.

Na ocasião, também foram entregues votos de aplausos ao Sicred Evolução, em nome dos dirigentes Paulo Valério Nóbrega, diretor executivo; Lourival Lopes, diretor de operações; e Tales Cavalcante, diretor de negócios.

Os vereadores Dinho Dowsley (PSD) e Dr. Luís Flávio (Avante) foram os autores da propositura pela Casa Napoleão Laureano e falaram sobre as motivações para entrega da honraria.

O presidente da CMJP, Dinho Dowsley, ressaltou a importância de João Bezerra Júnior. “Quem sou eu para falar de João Bezerra Júnior, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Sicred Evolução, uma cooperativa de crédito que investe na nossa cidade, no estado e no país. A Sicred é uma potência financeira, e hoje é uma noite importantíssima para homenagear aqueles que fazem por nossa cidade. Fico muito lisonjeado em prestigiar e conduzir essa cerimônia para entrega dessa honraria. Só quem ganha é João Pessoa, enaltecendo grandes empresários da qualidade de João Bezerra Júnior”, acrescentou.

 

Continue Lendo

Paraíba

Doações ao Rio Grande do Sul podem ser realizadas no Centro de Tradições Gaúchas, em Cabedelo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo (Avante), convocou a população da cidade para realizar doações ao Estado do Rio Grande Sul, afetado por inundações após fortes chuvas que começaram no último dia 29 de abril.

Na cidade portuária, as doações estão sendo recebidas no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), localizado às margens da BR-230 e próximo ao viaduto da Praia do Poço.

As últimas atualizações apontam que os temporais no Estado gaúcho 107 mortes e 374 feridos desde o início das chuvas. 401 dos 497 municípios sofreram algum tipo de dano.

“Este fim de semana vai sair uma carreta de doações daqui. O intuito aqui é você que estava em dúvida de onde fazer a sua doação aqui em Cabedelo com segurança, você pode vir ao CTG e fazer a sua doação que vai chegar às pessoas que mais precisam”, detalhou o gestor em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Campina Grande receberá 50 novos ônibus do PAC para o transporte público da cidade

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com um investimento de R$ 61 milhões do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, a cidade de Campina Grande será contemplada com 50 novos ônibus que serão integrados ao transporte público da cidade.

A anuncio foi feito nesta quinta-feira (08/05) pelo prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) durante agenda administrativa em Brasília, que contou também com esforços do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) junto ao ministro das Cidades, Jader Filho. Além dos parlamentares, o superintendente de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP), Vitor Ribeiro esteve presente.

“Campina submeteu, no fim do ano passado, esse projeto para alcançar a renovação de frota, que é fundamental para a qualidade de vida das pessoas, e isso foi acompanhado de perto, a cada nova etapa, pelo senador Veneziano, sendo mais uma demonstração que Campina unida é cada vez maior”, afirmou Bruno.

Confira:

Continue Lendo