Nos acompanhe

Paraíba

Simulação de acidente de trânsito marca início do Maio Amarelo no Hospital de Trauma de Campina

Publicado

em

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, em Campina Grande, realizou, em parceria com a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e o Corpo de Bombeiros, na manhã desta quarta-feira (8), uma simulação de acidente de trânsito. A ação, que faz parte da campanha Maio Amarelo, aconteceu em frente ao hospital, na Avenida Floriano Peixoto, e teve como objetivo conscientizar a população para um trânsito mais seguro.

Durante o evento, as equipes envolvidas realizaram manobras de resgate de vítimas com modelos reais, explicando as consequências da imprudência no trânsito. Também foram distribuídos panfletos educativos para pedestres e motoristas, além de informativos sobre o seguro DPVAT.

De acordo com o diretor administrativo do Trauma de Campina Grande, Pedro Segundo, a campanha do Maio Amarelo tem como finalidade conscientizar e chamar a atenção da população sobre a problemática que envolve acidentes de trânsito, em especial, com motocicletas. “Nós estamos aqui promovendo essa conscientização junto a toda sociedade organizada. Todos os órgãos envolvidos, CPTran, Corpo de Bombeiros, Coração Paraibano, com a firme esperança de que nós iremos alcançar nosso objetivo que é levar a conscientização dos problemas que são gerados com os acidentes de trânsito em geral”, ressaltou.

O gestor ainda destacou o crescente aumento de sinistros no trânsito. “Só nesse último final de semana foram registrados cerca de 70 acidentes de moto e 4 de carro. Concluímos o primeiro quadrimestre desse ano com 3.087 vítimas de acidente de moto”, frisou.

Segundo o Major Rallison Andrade, da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), essas atividades envolvendo os órgãos de segurança, trânsito e saúde, demonstram o cuidado do poder público em tentar evitar que pessoas se envolvam em acidentes de trânsito. “Nós aproveitamos o mês de maio para enfatizarmos aquilo que cotidianamente a gente já trabalha, que são a educação e a fiscalização preventiva com o intuito de salvar vidas.  Lamentavelmente, muitas pessoas têm perdido a vida no trânsito. Quem utiliza motocicleta como meio de transporte precisa redobrar a atenção, respeitar a sinalização, e andar na velocidade permitida pela via. Tomando todos os cuidados necessários será possível reduzir e até evitar os sinistros”, pontuou.

Para Renato Luiz, chefe da Ciretran em Campina Grande, a campanha do ‘Maio Amarelo’ é de grande valor, a fim de conscientizar a população para o grande número de acidentes de trânsito que ocorrem todo ano, em especial, os sinistros que envolvem motos.  “É um mês que a gente precisa chamar mais atenção ainda, é de suma importância a integração dos órgãos, de trânsito, segurança pública e saúde, tendo em vista que isso também é um problema de saúde que nós enfrentamos”, finalizou Renato.

No primeiro quadrimestre de 2024, o hospital de Trauma de Campina Grande realizou 3.563 atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 9% nos atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito.

Continue Lendo

Paraíba

MPPB realiza Audiência Pública sobre direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público da Paraíba promove nesta segunda-feira (20/05), às 9h, no auditório da Promotoria de Justiça de João Pessoa, no centro da Capital, uma Audiência P02ública para discutir temas relacionados com os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A audiência faz parte da Notícia de Fato nº 002.2024.018626, que trata do atendimento às pessoas com TEA, e será realizada de forma conjunta com os promotores da Saúde, Educação e Consumidor da Capital.

Durante a audiência, será ministrada uma palestra sobre o “Transtorno do Espectro Autista: o verdadeiro diagnóstico”, com a médica psiquiatra e diretora técnica do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Camila de Almeida França Falcão.

Serão convidados para participar da audiência pública representantes das Secretarias de Saúde do Estado e de João Pessoa, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e do setor educacional.

De acordo com o Ministério da Saúde, o TEA é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, que pode interferir na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. O diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de estímulos para desenvolver independência e qualidade de vida.

Continue Lendo

Paraíba

‘Escândalo do Padre Zé’: Justiça realiza 1ª Audiência de Instrução do padre Egídio nesta segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O padre Egídio de Carvalho Neto passará pela primeira Audiência de Instrução, nesta segunda-feira (20/05), referente a um dos processos enfrentados pelo religioso que se encontra preso.

A defesa do padre ainda tentou, sem sucesso, adiar a data da Audiência de Instrução, porém, o pedido foi negado porque uma das investigadas ainda continua presa e o juiz, portanto, entendeu que o andamento do processo não pode ser interrompido.

A defesa do padre alegou que ele teria recebido recomendações médicas de repouso absoluto durante um prazo de 60 (sessenta) dias e que por este motivo seria necessária a escolha de uma nova data.

Apesar de ter negado o adiamento, a Justiça ofereceu a possibilidade do religioso participar de modo remoto, desde que ao vivo, para que possa ser devidamente interrogado.

O caso

O caso que ficou conhecido como ‘Escândalo do Padre Zé’ trata de investigações de um esquema criminoso supostamente capitaneado pelo padre Egídio de Carvalho Neto que teria promovido o desvio de cerca de R$ 140 milhões em verbas e produtos frutos de doações ao Instituto São José e Ação Social Arquidiocesana (ASA) e ao Hospital Padre Zé, unidade hospitalar filantrópica instalada em João Pessoa e dirigida pelo religioso. As investigações apontam que os desvios teriam sido utilizados para erguer fortuna em benefício do próprio Egídio.

Leia também: Confira a íntegra do pedido de prisão do padre Egídio e de duas ex-diretoras do Hospital Padre Zé

As investigações apontaram Jannyne Dantas Miranda e Silva (ex-diretora administrativa) e Amanda Duarte Silva Dantas (ex-tesoureira) como supostas cúmplices no esquema criminoso supostamente comandado pelo padre.

Continue Lendo

Paraíba

Cúpula Nacional do PT deve divulgar decisão final sobre rumos da sigla em João Pessoa nesta segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Cúpula Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), após vários adiamentos, deve divulgar a decisão final sobre os rumos da sigla, em João Pessoa, nesta segunda-feira (20/05).

A data foi marcada durante reunião realizada na quinta-feira (16/05), entre o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) e as cúpulas petistas municipal e estadual da Paraíba.

Na reunião, marcada por climão, discussões e tendência à candidatura própria na Capital paraibana nas Eleições 2024, foi realizada de modo online.

Estatuto

De acordo com informações, o próprio GTE teria ignorado o Estatuto da legenda e, mesmo após desistência pública do deputado estadual Luciano Cartaxo em relação à disputa interna para definir o nome do partido a disputar o comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), ainda o estaria considerando no páreo, fato que teria irritado a também deputada estadual Cida Ramos que seria o único nome legitimamente posto à espera da definição de uma candidatura própria da sigla.

Durante a reunião, o ponto vencido foi o de apoio ao projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), indicando assim, a tendência de lançamento de uma candidatura própria na corrida eleitoral pessoense.

O racha

O racha no PT de João Pessoa se deu pelo acirramento da disputa interna entre a deputada estadual Cida Ramos e o deputado estadual Luciano Cartaxo que, desejam, respectivamente representar a legenda na corrida eleitoral ao comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

A preço de hoje, Cida Ramos é o único nome disposto à pré-candidatura uma vez que Cartaxo renunciou oficialmente à disputa na segunda-feira (11/03) e disse que não mais se candidataria a prefeito pelo PT nas Eleições 2024.

A situação se complicou porque Cartaxo, apesar da renúncia pública e oficial, decidiu buscar apoio em Brasília para tentar reverter a situação em favor próprio junto à cúpula nacional para ser o nome do PT na corrida eleitoral pessoense.

Como parte da estratégia Cartaxo buscou Ricardo Coutinho que, agora mora em Brasília, e mantém relação suficientemente próxima à Presidência da República para emplacar a esposa em um cargo federal. E, conseguiu apoio de Luiz Couto que, enquanto deputado federal, chegou a se manifestar na Tribuna da Câmara com uma declaração pró-Cartaxo para pré-candidato do PT em JP.

Leia também: De olho na PMJP: Cartaxo surpreende e recorre a Ricardo Coutinho para derrubar Cida

Leia também: Luiz Couto ocupa Tribuna da Câmara dos Deputados para declarar apoio a pré-candidatura de Cartaxo

Leia também: “Não disputarei a candidatura à Prefeitura de João Pessoa”, afirma Cartaxo em Nota Oficial

Leia também: Governo Lula nomeia mulher de Ricardo para cargo de direção no Ministério da Saúde

O ex-governador Ricardo Coutinho decidiu atender ao pedido de Cartaxo e, junto com a ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita Márcia Lucena, todos do PT, decidiram, através de um ‘Manifesto’, declarar apoio público ao projeto do deputado estadual de ser o nome do Partido dos Trabalhadores para disputar o comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas Eleições 2024.

Com isso, a disputa interna ficou fora de controle e carente de uma intervenção da cúpula nacional petista.

Continue Lendo