Nos acompanhe

Paraíba

Comissão Eleitoral divulga lista preliminar de candidaturas ao Consecult

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Cultura divulgou, nesta quarta-feira (20), o resultado preliminar do registro de candidaturas ao Conselho Estadual de Política Cultural (Consecult). Das 54 inscrições, oito foram consideradas inaptas, por isso têm um prazo de três dias úteis para interpor recurso, juntando a documentação que faltou.

A lista preliminar é assinada pelos membros da Comissão Eleitoral do processo que vai escolher 12 membros titulares e 12 suplentes para vagas da sociedade civil no Consecult. (Confira a lista neste link: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-cultura/arquivos/Candidaturasresultadopreliminar.pdf )

Esta relação, além de informar candidaturas aptas e inaptas, relaciona a documentação que resta para as inscrições não deferidas. Esses documentos têm que ser enviados à Comissão por e-mail ([email protected]) até a meia-noite da segunda-feira (5/5).

A eleição – As plenárias eleitorais serão realizadas no dia 4 de junho, em 72 cidades das 12 regiões culturais em que o território paraibano foi dividido. Os escolhidos vão atuar como membros do Consecult e como articuladores culturais em suas regiões, recebendo e encaminhando demandas relativas ao setor e levando ao conhecimento da comunidade as ações que a beneficiam e afetam.

O que é – O Conselho Estadual de Política Cultural é um colegiado constituído por 24 membros titulares e outros 24 suplentes. A divisão de representatividade fica na proporção de 50% do Poder Público e 50% da Sociedade Civil, “ligados aos setores artístico-culturais, escolhidos dentre pessoas com efetiva contribuição na área cultural, de reconhecida idoneidade, residentes no Estado da Paraíba e nomeados por Ato Governamental”, determina o edital que rege o processo eleitoral, assinado pelo secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti.

O mandato do conselheiro será de dois anos (biênio 2021/2023) e a função não é remunerada, mas a SecultPB pode conceder ajuda financeira para custeio das despesas com deslocamento, estabelecida de acordo com a distância da região que representa.

Continue Lendo

Paraíba

Ramalho confirma que se reunirá com Romero ainda nesta semana para definir rumos do grupo em CG

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Fábio Ramalho, presidente do PSDB na Paraíba, confirmou que se reunirá com o deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) na sexta-feira (17/05).

De acordo com o parlamentar, o objetivo é tentar definir o rumo político do grupo aliado em Campina Grande, com vistas às Eleições 2024.

O comentário do deputado foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (14/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Primeira-dama nega proibição, mas diz que ambulantes locais têm preferência no evento em Santa Rita

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A primeira-dama do Município de Santa Rita, deputada estadual Jane Panta (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta terça-feira (14/05), rebateu a fala do deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) denunciando que ambulantes de João Pessoa, estariam sendo proibidos de trabalhar em eventos públicos realizados em cidades da Região Metropolitana da Capital, inclusive, em Santa Rita.

Leia também: Ambulantes de JP estariam sendo proibidos de trabalhar em eventos públicos na região metropolitana

Jane Panta, por sua vez, negou proibição, mas, disse que se o evento em Santa Rita é bancado com verbas da Prefeitura, o santarritense será priorizado e, se o pessoense sai de João Pessoa para trabalhar em Santa Rita seria porque estaria faltando algo na Capital.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

“Tenho certeza que ele vai ter que estar conosco”, diz Cida sobre apoio de Cartaxo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Cida Ramos (PT), demonstrou confiança a respeito de pré-candidatura própria do partido nas eleições deste ano em João Pessoa. A parlamentar aproveitou para mandar recado a outro pretenso nome da sigla ao pleito, o deputado estadual Luciano Cartaxo. “Tenho certeza que ele vai estar conosco”, disse a deputada.

O impasse na legenda ocorre há meses. Grupos tendem ao apoio do PT no projeto de reeleição de Cícero Lucena (PP), no entanto, outras lideranças afirmam que é necessário que o partido tenha candidatura própria nas eleições.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta terça-feira (14/05), Cida afirmou que caso sua pré-candidatura seja oficializada, é obrigação de Cartaxo apoiar a disputa.

“Ele é do Partido dos Trabalhadores, é um deputado que tem um mandato pelo partido, então a obrigação de um deputado é seguir a deliberação do partido. Então, eu tenho certeza que ele vai ter que estar conosco na nossa pré-candidatura”, avaliou.

Ouça:

Continue Lendo