Nos acompanhe

Paraíba

Socioeducação: Fundac lança Documentário Cine Transformar

Publicado

em

O projeto Cine Transformar, da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), acaba de se eternizar na história da socioeducação do estado da Paraíba. Na noite dessa quarta-feira (19), o Cine Banguê foi palco para o lançamento de um documentário sobre o Projeto desenvolvido pelo eixo Esporte, Cultura e Lazer da Instituição, dirigido pela cineasta Mercicleide Ramos, que se encantou com as falas dos socioeducandos acerca dos filmes que assistiram e decidiu transformá-lo em filme.

Para Nilton Santos, coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, a Socioeducação do Estado vive mais um momento histórico. “Estamos dando cara a um projeto que está fazendo um diferencial dentro da socioeducação. Um projeto de cinema que se utiliza do audiovisual como ferramenta pedagógica para produzir um novo discurso de protagonismo juvenil, simulado através da imagem e do que é discutido e produzido a partir dela”, explicou.

“O Cine Transformar começa com a perspectiva de fazer jus ao nome e transformar aquilo que é comum aos nossos olhos. Foi nesse contexto que a Fundac ganhou destaque no conto da cineasta Mercicleide Ramos, que nos presenteou com esse documentário, destacando o trabalho realizado do nosso oficineiro Orlando Macena Júnior a quem eu sou muito agradecido, e que tem feito uma grande diferença no trabalho de ressocialização. Meu agradecimento especial hoje é para ele, que tem mudado a realidade de muitos adolescentes”, lembrou Nilton.

O jornalista, cineclubista e idealizador do Projeto, Orlando Macena Júnior, acredita que o Cine Transformar não faz nada de novo ou inédito no que tange à exibição de filmes para públicos sem acesso, “apenas dá vez e voz para que os socioeducandos tenham a oportunidade de discutir temas apresentados pelos filmes exibidos e que se sintam parte integrante da construção desse processo de mudança em que estão incluídos, o que mostra que o cinema pode ser muito mais que apenas diversão”.

Orlando agradeceu a todos os presentes e dedicou a noite ao irmão, Carlos Macena (que morreu fazendo cinema sete dias antes do lançamento do documentário), recordando a importância que ele e os pais tiveram em sua vida. “Não poderia deixar de agradecer à diretoria técnica. Sem a Ditec, nada disso seria possível. Espero que vocês gostem do filme e que a gente possa continuar transformando vidas através do cinema”, disse.

Durante a solenidade, a presidente da Fundac, Waleska Ramalho, falou um pouco do sentimento de realização e do desejo de ver o Projeto ganhar o mundo e chegar a outras fundações. “Hoje é um dia de celebração e muita realização para nós por estamos em prol dos socioeducandos, fazendo um trabalho por acreditar exatamente na transformação. O Cine Transformar representa uma pedagogia de acesso ao cinema que a Fundac acredita ser para todos os adolescentes e jovens da socioeducação”, disse.

Waleska agradeceu ao governador João Azevêdo por acreditar e investir, cada vez mais, na política de socioeducação, bem como o Cedca e a Sedh, na pessoa de Tibério Limeira, que incansavelmente vem apoiando a transformação da Fundac. A presidente lembrou também de toda equipe da Fundac, que vem se esforçando para que a gestão possa caminhar e da produção do documentário.

Mercicleide Ramos, diretora do documentário, externou a emoção de estar na solenidade de lançamento do filme, agradecendo a todos os envolvidos na produção da obra. “Quando eu soube do Cine Transformar, através de Orlando, eu logo me encantei pela história. Eu gosto de boas histórias e adoro contá-las. Para mim, isso não é trabalho, é um prazer. Eu me diverti, me emocionei e aprendi com cada um deles. Reconfigurei as minhas ideias”, relatou a diretora.

“O filme é muito simples, ele fala sobre o cinema como ferramenta de transformação e como educação. Ele não fala apenas sobre o projeto Cine Transformar, que brilhantemente vem sendo realizado pela Fundac; ele também fala sobre sonhos e mostra a motivação desses jovens através do cinema. Para mim, foi uma alegria estar na direção do documentário e espero que o projeto, ao longo do tempo, venha contribuir cada vez mais com a Fundac”, comentou Mercicleide dedicando a noite a Carlos (irmão de Orlando) e a toda família Macena, a qual ela admira muito.

“Precisamos inovar dentro das práticas do Sinase, e nossa equipe tem um grau muito grande de criatividade, e a coordenação do eixo Esporte, Cultura e Lazer é um exemplo disso. Temos que multiplicar e fortalecer o que está dando certo e criar outras estratégias para o que a gente sabe que tem grandes potenciais”, avaliou Rafael Honorato, diretor técnico interino da Fundac, lembrando que o trabalho realizado junto à Diretoria Técnica é baseado na crença da transformação dentro da socioeducação.

Jamil Richene, presidente do Conselho Estadual dos direitos da Criança e do Adolescente da Paraíba (Cedca), representou o secretário de estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, e lembrou que a Secretaria está de portas abertas para fortalecer, priorizar e contribuir com a política de socioeducação da Fundac, prezando o que está previsto no Sinase. “A política socioeducativa é integral e conjunta e o Conselho está ao lado da Fundac em busca de recursos para potencializar cada vez mais as ações da Fundac”, enfatizou.

O início da solenidade foi marcado pela fala de um adolescente que cumpre medida judicial no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) e fez questão de agradecer a oportunidade que a Fundac vem dando aos socioeducandos. “A maioria da sociedade acha que a gente não é ninguém na vida, mas sempre tem pessoas como vocês, que dão oportunidades e acreditam em nós. Só tenho a agradecer essa oportunidade de estar participando desse projeto e pedir que vocês continuem acreditando na gente”, ressaltou o socioeducando.

O lançamento do documentário contou ainda com a apresentação musical de um socioeducando do Centro Educacional do Adolescente (CEA/JP), que vem transformando em versos suas saudades, tristezas e desilusões amorosas. Ele é considerado mais um talento descoberto pelo Eixo Esporte, Cultura e Lazer, durante as visitas de bastidores do Cine Transformar.

A Fundac aproveitou ainda a oportunidade para homenagear um socioeducando que, durante o último concurso de redação da Instituição, ajudou e orientou um colega de quarto na produção de sua redação. Na ocasião, a coordenadora do eixo Egresso, Celyane Sousa, entregou um prêmio ao interno como forma de reconhecer o ato de amizade do socioeducando em um mundo cada vez mais individualista.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo