Nos acompanhe

Paraíba

Campina Grande encerra Campanha de Multivacinação nesta terça-feira

Publicado

em

Nesta terça-feira, 30, termina em todo o país a Campanha Nacional de Imunização voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Em Campina Grande, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o encerramento da campanha com uma Busca Ativa no Distrito dos Mecânicos, onde foi identificado um grande número de crianças com vacinas atrasadas. Além dessa ação, a vacinação segue até esta terça-feira nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde e Policlínicas, como também no Parque da Liberdade, das 9h às 12h.

Para participar da campanha, os pais ou responsáveis devem apresentar o cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação da criança. Não é necessário realizar nenhum tipo de agendamento, bastando se dirigir a um dos locais.

A Secretaria Municipal de Saúde deu início, no mês de outubro, à Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes. O objetivo foi colocar em dia as carteiras de vacinação dos menores de 15 anos de idade, com as vacinas de rotina das suas faixas etárias. Foi identificada uma queda na procura pelas vacinas, além da vacina contra a covid-19, para o público infanto-juvenil. Por isso, foi necessária essa ação para cumprir o Calendário Nacional de Imunização.

A campanha é uma intensificação da vacinação de rotina, que já acontece de forma contínua e alcançou pessoas em pontos distintos de vacinação, como os Parques da Criança e da Liberdade, Centros de Saúde, Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde e em algumas buscas ativas pelos bairros da cidade. Entre as vacinas ofertadas estão as que protegem contra o tétano, coqueluche, meningite, rotavírus, hepatites, entre outras.

Vacinas de rotina, períodos adequados e prazos de limite para os atrasados com até seis anos de idade

BCG – Dose única – Ao nascer (pode tomar até os quatro anos de idade)

Hepatite B – Dose única – Ao nascer (pode tomar até o primeiro mês de vida)

Pentavalente – 3 doses – 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses 3ª dose: 6 meses (pode iniciar o esquema vacinal até os seis anos de idade)

Poliomielite inativada – 3 doses 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses 3ª dose: 6 meses (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade)

Poliomielite oral – 2 reforços 1º reforço: 15 meses 2º reforço: 4 anos (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade)

Rotavírus – 2 doses 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses. (pode tomar a primeira dose até três meses e quinze dias e a segunda dose até sete meses)

Pneumocócica 10 – 2 doses e 1 reforço 1ª dose: 2 meses 2ª dose: 4 meses Reforço: 12 meses. (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade)

Meningocócica C – 2 doses e 1 reforço 1ª dose: 3 meses 2ª dose: 5 meses Reforço: 12 meses.

Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola) – 2 doses 1ª dose e 2ª dose: 12 meses, com intervalo de 30 dias entre as doses. (pode iniciar o esquema vacinal até os seis anos de idade)

Tetra viral (SCRV – sarampo, caxumba e rubéola e varicela) – 1 dose – 15 meses. (pode tomar até os quatro anos de idade)

DTP – 2 reforços 1º reforço: 15 meses 2º reforço: 4 anos. (pode iniciar o esquema vacinal até os seis anos de idade)

Hepatite A – 1 dose – 15 meses. (pode tomar até os quatro anos de idade)

Varicela – 1 dose – 4 anos. (pode tomar até os quatro anos de idade)

Febre amarela – 1 dose e Reforço Dose: 9 meses Reforço: 4 anos. (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade e, entre cinco e seis anos, pode tomar apenas uma dose)

Vacinas de rotina, períodos adequados e prazos de limite para os atrasados até quatorze anos de idade:

Hepatite B – Iniciar ou completar 3 doses, de acordo com histórico vacinal.

Febre amarela – Dose única (para aqueles que tomaram apenas uma dose ou nenhuma dose no período adequado)

Tríplice viral – Iniciar ou completar 2 doses, de acordo com histórico vacinal

Difteria e tétano – Iniciar ou completar 3 doses, de acordo com histórico vacina.

Meningocócica ACWY – 1 dose – 11 e 12 anos

HPV quadrivalente – 2 doses com intervalo de seis meses. Meninas: de 09 a 14 anos Meninos: de 11 a 14 anos.

Varicela – 1 ou duas doses a depender do laboratório produtor

dTpa – 1 dose.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo