Nos acompanhe

Paraíba

PL de Tião Gomes denomina Núcleo de Educação em João Pessoa como ‘Deputado Simão Almeida’

Publicado

em

Nesta segunda-feira (10) o deputado estadual Tião Gomes apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba, um projeto de lei que denomina de Deputado Simão de Almeida Neto o Núcleo de Educação para Jovens e Adultos do Ensino Médio, situado no bairro Cidade Universitária, em João Pessoa. Simão, 77 anos, faleceu no dia 29 de dezembro em decorrência de complicações da covid-19.

Segundo o parlamentar, a iniciativa é uma homenagem ao engenheiro elétrico e político que quando jovem, defendia o direito dos estudantes e se posicionou contra a ditadura militar. Devido ao Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, assinado pelo presidente Costa e Silva, milhares de estudantes tiveram suas matrículas suspensas temporariamente ou definitivamente. A penalidade para Simão foi a proibição definitiva de estudar na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) quando faltava um mês para colar grau no curso de engenharia elétrica.

“A partir dessa decisão de Costa e Silva, nosso amigo Simão Almeida teve que fugir das perseguições contra a sua vida e a de sua então esposa, Ana Rita de Castro Almeida, presa com oito meses de gravidez em fevereiro de 1969. Sua primeira filha, a hoje médica Emília Almeida, nasceu no Hospital do Exército na cidade de Recife. Simão Almeida partiu, então, para viver na clandestinidade, com sua esposa e filha, por longos onze anos até a anistia política de 1979, quando retornou à Paraíba no ano seguinte para assumir a sua cidadania e os seus direitos políticos suspensos por duas penalidades na esfera da justiça militar”, relembrou Tião Gomes.

Na Paraíba, desde a década de 80, Simão Almeida atuou no movimento sindical, como engenheiro e funcionário da Universidade Federal da Paraíba, dirigente do Partido Comunista do Brasil, na ilegalidade e quando foi legalizado em 1985, ocupante de cargos na administração pública municipal de João Pessoa e na administração pública estadual, ocupando o cargo de presidente da Junta Comercial do Estado da Paraíba (JUCEP) quando faleceu.

“Deixei por último para falar sobre o Simão Almeida que conheci como deputado estadual, quando assumimos nossos mandatos, em 1991, nesta Assembleia Legislativa da Paraíba. Tive o privilégio de assistir um dos maiores oradores que ocupou a tribuna deste parlamento nos últimos trinta anos. Ele sabia falar sobre todos os assuntos, aparteava os discursos dos colegas com elegância, concordando ou não com eles. Simão Almeida trazia para a Casa de Epitácio Pessoa a liderança que tinha nos movimentos sociais, a coragem de um comunista que enfrentou a ditadura militar, a sabedoria para manter a amizade com seus colegas de parlamento, a postura para ser respeitado pelos poderosos da Paraíba, quando ele defendia os direitos de um pobre canavieiro ou desabrigado. Testemunho, sem medo de errar, Simão foi um dos mais completos parlamentares que passaram nesses últimos 30 anos pela Assembleia Legislativa da Paraíba e essa homenagem é mais que justa”, concluiu Tião Gomes, vice-presidente do Legislativo Estadual.

Continue Lendo

Paraíba

Governo lança calendário 2024 das audiências do Orçamento Democrático Estadual na próxima segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, lançará na próxima segunda-feira (29) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2024. O evento acontecerá na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, às 10h.

No programa semanal “Conversa com o Governador”, o governador João Azevêdo adiantou que as audiências serão iniciadas no dia 3 de maio e todas as demais datas e municípios, que sediarão as plenárias do ODE, serão divulgados nesta segunda-feira.

“Nós faremos, mais uma vez, uma grande festa da democracia participativa, ouvindo o povo, dando respostas rápidas às demandas. O Orçamento Democrático vem, ao longo dos anos, aumentando o número de participantes por conta da sua credibilidade porque o governo apresenta um nível de resolutividade muito alto”, frisou o gestor.

A solenidade de lançamento do Ciclo 2024 será aberta ao público e abrirá o calendário de 16 grandes plenárias que devem acontecer nas 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Saiba mais – O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

Continue Lendo

Paraíba

Trade Turístico da Paraíba se reunirá com Daniella Ribeiro para discutir nova proposta do Perse

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Trade Turístico da Paraíba realizará um encontro com a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) em João Pessoa para tratar sobre o Perse, projeto relatado pela paraibana no Senado.

O Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) enfrenta nova proposta que reformula incentivos ao setor de Turismo e Eventos, definindo um teto de R$ 15 bilhões para o programa.

O encontro acontecerá na segunda-feira (29/04), às 08h30, nas dependências do Hotel Manaíra, localizado na Avenida General Edson Ramalho, 1131, Manaíra.

Continue Lendo

Paraíba

Gervásio Maia reforça alianças em Casserengue e participa de entrega de ações e investimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Casserengue, localizada no interior do Estado, recebeu importantes investimentos através de emendas parlamentares do deputado federal Gervásio Maia na noite dessa sexta-feira (26/04).

Os recursos destinados visam melhorias significativas na qualidade de vida dos moradores da cidade em obras e custeio da administração.

Ao lado do prefeito Vandegalega, do vice-prefeito Leandro Neixa, além dos vereadores Wellington, Francinaldo e Millian, secretários, líderes comunitários e os cidadãos locais, o deputado detalhou as ações e agradeceu as parcerias no município.

“É uma alegria muito grande pode contribuir por meio das nossas emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida do povo de Casserenge.
Vamos juntos, minha gente”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo