Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito assina minutas dos planos decenais de Direitos Humanos e de Enfrentamento à Violência

Publicado

em

Um passo fundamental foi dado no cuidado e proteção das crianças e adolescentes de João Pessoa. Na tarde desta terça-feira (24), o prefeito Cícero Lucena assinou as minutas dos planos decenais de Direitos Humanos e de Enfrentamento à Violência, com foco neste grupo. O ato foi realizado no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe, e contou com a presença da secretária nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira Lira de Miranda.

“Estamos encaminhando estes planos para a Câmara Municipal para que virem Lei. Com isso, a garantia dos direitos e o combate à violência contra as crianças e adolescentes deixa de ser resultado da vontade do prefeito em exercício e passa a ser uma obrigação. Esse é um marco histórico para a cidade e fico feliz de ter essa oportunidade”, afirmou o prefeito.

A expectativa é de uma tramitação rápida no legislativo municipal, o que foi assegurado pelo presidente da Câmara, Dinho Dowsley. “Fica na gestão de Cícero o carimbo do cuidado às crianças e adolescentes. Estes documentos chegam nos próximos dias e vamos dar prioridade e celeridade aos projetos, pois são muito importantes por dar mais oportunidade de um crescimento saudável as nossas crianças”, destacou.

A secretária nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania, Luciana Siqueira Lira de Miranda, explicou que estes planos tornam efetiva uma política de Estado. “Para nós é um momento muito importante. O Plano Nacional foi lançado no último dia 18 e hoje fizemos questão de prestigiar este ato em João Pessoa que é seguido pela formação da rede de proteção formada pelos conselheiros tutelares”, observou.

A adolescente Manoela Katiacy representou o grupo beneficiado na solenidade e agradeceu a oportunidade. “Em nome de todas as crianças e adolescentes agradeço por este ato pois é uma vitória. Nós somos protagonistas disso e dificilmente somos ouvidos, por isso, agradeço ao prefeito por tudo que faz por nós”, ressaltou.

A solenidade de abertura foi marcada pela apresentação do balé de crianças do Crei Márcia Suênia, do Jardim Cidade Universitária. Após o ato inicial foi realizada a roda de diálogo com o tema ‘O papel da rede de proteção no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes’, voltada para os que compõem a rede de proteção na Prefeitura de João Pessoa.

O evento contou ainda com a participação do juiz da Vara da Infância e Juventude da Paraíba, Adhailton Lacet; do promotor da 31ª Promotoria da Infância e Adolescência, Alley Escorel; do delegado da Polícia Civil, Pedro Ivo; do representante dos Conselhos Tutelares, Lázaro Joaquim; e do professor da Universidade Federal da Paraíba e advogado criminalista, José Neto.

Também participaram da solenidade os secretários municipais do Desenvolvimento Humano e Cidadania, João Corujinha; e da Educação e Cultura, América Castro; a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Michele Madruga; e a representante da Rede Interestadual de Enfrentamento à Violência Sexual da Paraíba, Andrezza Ribeiro.

Continue Lendo

Paraíba

Exclusivo: Justiça defere liminar para instalação da CPI do Padre Zé na ALPB no prazo de 72h

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) deferiu nesta terça-feira (11/06) a liminar protocolada pelo líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), George Morais (União Brasil), para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Hospital Padre Zé na Casa. A informação foi obtida com exclusividade pelo Portal da Capital.

Na decisão, o desembargador Leandro dos Santos determinou que sejam providenciadas as ações necessárias para criação e instalação da CPI que investiga os desvios no Hospital Padre Zé no prazo de 72 horas.

O magistrado destacou também, que o requerimento para a abertura da Comissão de Inquérito foi subscrita por um terço dos deputados da Casa, quórum necessário para que os indícios de ilegalidades sejam apurados também pelos parlamentares.

Clique AQUI e leia a decisão na íntegra

Entenda o escândalo da Instituição:

De acordo com o inquérito do MPPB, o esquema coordenado pelo Padre Egídio de Carvalho Neto teria resultado no desvio de R$ 140 milhões do Instituto São José, responsável pelo Hospital Padre Zé, e da Ação Social Arquidiocesana. As irregularidades estariam ocorrendo desde 2013. O religioso, além das ex-funcionárias do da instituição de saúde, Jannyne Dantas (ex-diretora administrativa) e Amanda Duarte (ex-tesoureira) são acusados por articular os desvios.

A operação mostrou um rastro de vida luxuosa deixado pelo Padre Egídio, com granja e apartamentos de alto padrão em nome dele. Na granja, de acordo com as informações, vinhos caríssimos dividiam espaço com obras sacras de grande valor e eletrodomésticos que simbolizam bom gosto e ostentação.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa receberá 14 novos aparelhos para práticas de atividades físicas ao ar livre

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma ação realizada por meio de parceria entre o deputado estadual Tarcísio Jardim (PP) e o deputado federal Cabo Gilberto (PL) irá garantir 14 novos aparelhos para práticas de exercícios físicos que serão instalados em João Pessoa.

Entre eles, dois serão instalados na praia da cidade, sendo um em Manaíra e outro no Bessa, fruto de emenda de Tarcísio. Os outros doze serão espalhados em bairros da Zona Sul da Capital e foram empenhados por emenda do deputado Cabo Gilberto.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Tarcísio foi a Recife para vistoriar in loco o equipamento.

“Vamos seguindo na luta. Trabalhando sério, fiscalizando, legislando e trazendo soluções para melhorar a qualidade de vida da população de nossa Capital e do nosso estado. Quero agradecer ao amigo e Deputado Federal Cabo Gilberto pela destinação da emenda, assim como a parceria e compromisso honrado. Tmj cão de guerra”, celebrou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Ramalho tira licença e Manoel Lugério assume vaga na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado Fábio Ramalho (PSDB) protocolou, nesta terça-feira (11/06), pedido de licença da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O ato foi publicado na edição do Diário Oficial do Poder Legislativo.

Presidente do partido tucano na Paraíba, Fábio deverá se afastar pelo período de 121 dias, sendo três para tratamento de saúde e 118 para interesses particulares.

Quem assume a vaga durante o período é o suplente da federação PSDB-Cidadania, Manoel Ludgério, que já foi deputado estadual da Paraíba no período de 2003 a 2023.

Continue Lendo