Nos acompanhe

Paraíba

Cabedelo: quadrilhas Juninas, Mô Lima e Osmídio Neto abrem programação nesta quinta e sexta

Publicado

em

Após dois anos sem ser realizado de forma presencial, o Arraiá do Litoral volta a levar o colorido e a animação do período junino para a Praça Getúlio Vargas, no Centro de Cabedelo.

A partir dessa quinta-feira (23), moradores e visitantes poderão matar a saudade e arrastar o pé com uma programação preparada pela Prefeitura Municipal de Cabedelo com grandes atrações e todo resgate da cultura local.

Quem abre os festejos na véspera de São João é a Quadrilha Junina Expresso do Litoral e os cantores Alberto Bakana e Mô Lima, a partir das 22h. Já na quinta-feira (24), o arrasta pé é por conta de Forró da Live e Osmídio Neto.

No bairro do Renascer também tem São João. Por lá, no dia 23, apresentam-se as bandas Stylo Ousado e Alberto Bakana. A festa acontece na Rua Raul Seixas (ao lado da Projecta), a partir das 19h.

Nos dias 28 e 29 de junho, a programação de shows retorna à Praça, com as aguardadas atrações principais, Calcinha Preta e o cantor Zé Vaqueiro, respectivamente. Com eles, também apresentam-se a cantora Fabiana Souto, no dia  28; e a banda Stylo Ousado, no dia 29.

Já nos dias 25, 26 e 27, a Praça será palco de apresentações de grupos culturais e artistas da terra, selecionados via editais da Secretaria de Cultura. (Programação completa abaixo).

O Arraiá do Litoral 2022 vai envolver cerca de 323 artistas; 60 ambulantes e comerciantes; e 40 empreendedores criativos.

“De uma forma geral, a IV Edição do Arraiá do Litoral vem como a retomada das atividades trazendo de volta essa grande confraternização familiar que evidencia a cultura nordestina. O evento privilegia vertentes culturais da cidade e tem como característica peculiar exatamente a pluralidade. Teremos espaço para o artesanato, comércio local e na música. Contemplaremos desde o autêntico forró nordestino até o forró contemporâneo, com atrações locais e de renome nacional que, com certeza, impulsionarão a economia da cidade nestes dias festivos”, destacou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.

Vila do Cabedelo – Nos dias 23, 24, 28 e 29 de junho, O Casarão do Padre – Espaço Criativo vai receber a Vila do Cabedelo. Por lá, a partir das 17h, haverá forró pé de serra e venda de comidas e artesanato, além de um espaço temático decorada para fotos e visitação.

A Vila será um espaço de vivência e memória, construída e montada no Casarão do Padre – Espaço Criativo. Sua concepção remete às características do povoado do Cabedelo, trazendo a memória das pequenas casas e do vilarejo existente na região antes do desenvolvimento urbano da Cidade de Cabedelo.

O Espaço Criativo é situado na antiga casa paroquial, localizada na Praça Getúlio Vargas. O Casarão ficou conhecido pelo período em que abrigou o então pároco da cidade e o grande incentivador da cultura local, o Padre Alfredo Barbosa. Desde setembro de 2021, o “Casarão do Padre” foi reconhecido como um espaço de cultura e economia criativa, abrigando em sua estrutura atualmente um espaço de vivência, uma galeria colaborativa de economia criativa, a biblioteca Municipal e totalizando uma visitação de mais de 7 mil pessoas em apenas 3 meses de reabertura para a visitação pública.

Segurança nas ruas e no trânsito – Para garantir que a festa seja tranquila todos os dias, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) preparam um esquema especial de segurança e trânsito.

Com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o público que for conferir os shows na Praça Getúlio Vargas e também no Renascer vai encontrar uma festa com toda tranquilidade e segurança para arrastar o pé a noite toda.

O Plano de Ações Operacionais de Mobilidade, montado pela Semob, busca garantir, nos principais dias da festa – 23,24,28 e 29 – a organização e a efetivação do evento, bem como a segurança e a tranquilidade dos participantes e a mobilidade do trânsito e dos transeuntes que utilizarem a circulação viária. Ao todo, serão 24 agentes diários trabalhando durante os dias de festa, sendo 10 da Semob; 10 da Guarda e 04 de Apoio Logístico, que atuarão na colocação e retirada de sinalizações fixas ou móveis durante todos os dias dos eventos.

Nos dias de festa, o Km 0 – compreendido do Cabedelo Clube ao final da Praça Getúlio Vargas – será interditado.

Já a Segurança estará com 80 agentes – 40 dos grupos especializados e 40 da proteção patrimonial – ; 12 viaturas empenhadas e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) para garantir a segurança nos sete dias de Arraiá.

Nos principais dias do evento, o efetivo do Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 07 agentes, 01 viatura de resgate e 01 viatura de combate a incêndio. Nos dias 28 e 29, quando acontecem os grandes shows do Arraiá, além destes recursos, o efetivo será reforçado com mais 6 Bombeiros em 3 duplas para atuação na prevenção de incêndio, busca e salvamento, bem como em primeiros socorros.

Já a Polícia Militar vai reforçar o policiamento com policiais militares a pé, de trios de moto, guarnições do BOPE, Cavalaria, do BPTRAN, além do policiamento ordinário da 6ª CIPM que conta com guarnições da Rádio Patrulha e Força Tática.  O trabalho da segurança abrangerá todo o município de Cabedelo. O efetivo contará com o apoio da Polícia Civil, dos Bombeiros Militar e da Guarda Civil de Cabedelo.

“As ações de policiamento preventivo nas Festas Juninas da cidade de Cabedelo estão sendo realizadas por todo o mês de junho para garantir a segurança dos cidadãos. Essa importante ação contará com todo o empenho dos policiais da 6ª CIPM, bem como dos reforços que virão. Reiteramos nosso compromisso com a sociedade de Cabedelo e desejamos boas festas e tranquilidade a todos”, ressaltou o Major Temóteo, comandante da 6ª CIPM.

Confira imagem:

 

Continue Lendo

Paraíba

Cícero veta emenda que modificaria altura máxima para construção de edifícios na orla da Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), vetou parcialmente o projeto de lei aprovado na semana passada pela Câmara Municipal de vereadores que adequa ao Plano Diretor do município o zoneamento, uso e ocupação do solo na Capital. A emenda vetada pelo gestor diz respeito à altura máxima permitida na construção de empreendimentos – a Lei do Gabarito.

No texto aprovado pela Câmara, os parlamentares acrescentaram a permissão para construção de platibandas (muretas de proteção colocadas na parte superior dos prédios, geralmente por questão de segurança) com até 1 metro e 50 centímetros além do limite de 12,90 metros permitidos atualmente para os empreendimentos mais próximos.

A emenda possibilitaria, por exemplo, a regularização de um dos imóveis investigados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por descumprimento da legislação do Gabarito. O empreendimento teria ultrapassado em 1 metro e 32 centímetros o limite.

Leia mais: MPPB vai mover ação civil pública contra prédios irregulares na orla de João Pessoa

Leia mais: Fura tetos: Cícero diz que “fará cumprir a Constituição”, ao se manifestar sobre prédios na orla

Continue Lendo

Paraíba

PMJP quer parceria com equipe técnica do Ministério da Ciência para investimento em projetos em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de João Pessoa recebeu nesta terça-feira (07/05) uma visita técnica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para iniciar a discussão de possíveis parcerias e investimentos para o desenvolvimento de projetos na Capital paraibana. A equipe, comandada pelo assessor especial do Ministério George Braga, foi recebida pelo vice-prefeito Leo Bezerra, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

“Primeiro agradecer a visita da equipe. Nós deixamos as portas abertas para novos projetos, novas ações e estamos elaborando novos projetos e temos certeza que essa parceria com o Governo Federal é muito importante, não só para João Pessoa como para a Paraíba. Os projetos vão ser encaminhados ao Ministério e em poucos dias nós já teremos novidades para o pessoense”, disse o vice-prefeito.

Leo Bezerra acredita que os primeiros projetos visam a melhoria da distribuição dos recursos do Governo Federal, que poderão ocorrer em parceria com o prefeito Cícero Lucena, o governador João Azevedo e o presidente Lula. “Nosso maior pensamento é ver o que podemos trazer de Brasília para nossa cidade. Já estou com várias ideias na cabeça. Vamos aguardar a chegada do prefeito para conversar com ele e colocarmos as ideias em prática e beneficiarmos nossa população”, destacou.

O assessor especial do ministério, George Braga considera que é fundamental que as prefeituras compreendam que esse é um novo momento do Ministério no Brasil e que a ministra Luciana Santos e o presidente Lula querem intensificar essas parcerias. “Há muitos caminhos. Hoje foi um dia muito rico onde pudemos agir em políticas públicas da Prefeitura e até em parcerias com empresas que o Ministério e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) podem ajudar nesse diálogo. Um mundo de ações e nós saímos muito animados dessa conversa”, ressaltou.

Na prática, essa parceria, na sua opinião, pode gerar frutos rapidamente. “Vai depender dos projetos que a Prefeitura possa apresentar e do que o Ministério tenha tempo de apreciar e concluir. Na nossa opinião é que será rápido, devemos materializar ações em conjunto do Ministério com a Prefeitura rapidamente”, pontuou George Braga.

George Braga acredita que um dos projetos no qual essa parceria pode se concretizar é o programa chamado ‘Residência em TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação’, voltado para a formação de jovens para o mercado de trabalho de tecnologia. “Esse programa está sendo finalizado pelo Ministério e vai gerar 40 mil vagas no Brasil. É possível implantar uma quantidade dessas vagas em João Pessoa, imediatamente, para jovens que estejam concluindo o Ensino Médio ou que tenham concluído. Essa é uma ação que pode se concretizar em poucos meses”.

O coordenador da Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de João Pessoa, Bruno Crispim, ressaltou a importância da reunião. “O objetivo é o de mostrar as transformações, inovações e apresentações de projetos tecnológicos realizados e a se realizar em nossa cidade, através de nossa Unidade Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (UMTI) como também da Agência de Inovação Tecnológica do Município (Inovatec-JP) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia, buscando possíveis ajudas e parcerias com o Governo Federal através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”, explicou.

Também participaram da reunião Ossy Ferreira, gerente regional da Finep; Danyele Raposo, secretária-executiva de Ciência e Tecnologia de João Pessoa; e o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Aluísio Souto, representante da Inovatec.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Sargento Neto recorre a Cássio para resolver impasse de Romero em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Sargento Neto (PL), em mais uma tentativa de resolver o impasse referente ao posicionamento político do deputado federal Romero Rodrigues (PSC) nas eleições deste ano em Campina Grande, se reuniu nesta segunda-feira (06/05) com o ex-senador Cássio Cunha Lima.

Entre os temas discutidos, o parlamentar uniu esforços para a reconciliação do atual prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) com Romero para que o deputado apoie o projeto de reeleição na Rainha da Borborema.

O ex-prefeito de Campina Grande também é cotado para ser o pré-candidato nas eleições pelo grupo de oposição.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (07/05), Sargento Neto deu detalhes do encontro e espera um posicionamento de Romero para os próximos dias.

“Esse impasse entre Bruno e Romero também entrou na pauta pra tentar ver se há um consenso, mas aí está naquela mesma decisão, a gente espera que nesses próximos dias possa ser feito um anúncio e Romero possa se posicionar, é isso que todo mundo está cobrando, tanto a situação como a oposição porque vem retardando também as decisões de alguns grupos e isso é muito ruim, isso não é bom para Campina Grande. Essa é a visão que nós temos”, explicou.

Ouça:

Continue Lendo