Nos acompanhe

Negócios

Corretores denunciam desrespeito de honorários com suposta conivência do Creci

Publicado

em

O RádioBlog foi procurado por corretores do município de Campina Grande, que denunciaram desrespeito no pagamento de honorários fixados ao exercício da categoria, com suposta conivência do Creci-PB.

Segundo a denúncia, os responsáveis pelo empreendimento Vila Maria da Luz estariam atuando no estado de forma ilegal. Ainda segundo os corretores, os empresários estariam descumprindo as leis que regem a profissão e o comissionamento do corretor de imóveis.

Convidados para apresentação do novo empreendimento, os corretores foram surpreendidos com a oferta de comissão abaixo da tabela. Segundo eles, ao questionar os representantes da Vila Maria da Luz a razão pela qual o comissionamento estaria muito abaixo do que determina a lei, os empresários informaram ter autorização do atual Presidente do Creci-PB, Rômulo Soares, para atuar de tal forma.

TABELA DE COMISSÕES PRATICADA PELA VILA MARIA DA LUZ

TABELA DE COMISSÕES E SERVIÇOS

– Recomenda-se sempre que as Empresas Imobiliárias e os Corretores de Imóveis, que contratem, previamente e por escrito, as prestações de seus serviços profissionais, observem os ditames da Lei 6.530/78, do Decreto n.º 81.871/78 em seu artigo 16 inciso VIII e do Código de Ética Profissional.

– Recomenda-se ainda, a observância da presente tabela, nos contratos celebrados, ESPECIALMENTE quanto aos limites mínimos nela estabelecida, sendo vedado a empresa ou ao corretor de imóveis contratar e trabalhar no índice abaixo desta tabela.

VENDAS AVULSAS

IMÓVEIS URBANOS………………………………………………………………………. 6%
IMÓVEIS RURAIS…………………………………………………………………………..10%
IMÓVEIS INDUSTRIAIS………………………………………………………………….10%

 

Outro lado

Em contato com o RádioBlog, a assessoria de imprensa do Creci-PB informou que a empresa responsável pelo empreendimento denominado “Vila Maria da Luz”, na cidade de Campina Grande, está devidamente registrada no Creci-PB, portanto, legalmente habilitada a desenvolver suas atividades.

Ainda sedundo o Creci-PB, a tabela de referência de honorários dos corretores de imóveis e das empresas imobiliárias é elaborada pelos Sindimóveis-PB e Secovi-PB, cabendo ao Creci-PB a sua homologação. De acordo com entendimento do Sistema Cofeci-Creci, essa tabela serve apenas como referência para o mercado imobiliário.

O Creci-PB informou que no presente caso, a empresa selecionou e contratou trinta corretores de imóveis e empresas imobiliárias para intermediar a venda de 2.453 lotes, utilizando, de comum acordo, os critérios da meritocracia e produtividade como incentivo, através da metodologia de pagamento escalonado de pagamento, comum no mercado imobiliário. Trata-se, portanto, de uma questão negocial e não de concorrência desleal.

“A autorização de funcionamento da referida empresa se deu após atendidos pela mesma todos os requisitos legais exigidos para o seu registro”.

Continue Lendo

Negócios

‘Barítono’: Lulu Santos fará show da nova turnê em João Pessoa no mês de agosto; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um dos maiores nomes da música brasileira, o cantor e compositor Lulu Santos se apresentará com a nova turnê ‘Barítono’ no dia 10 de agosto, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa.

De volta ao Brasil, depois de estrear nos Estados Unidos, Lulu Santos trará no repertório as canções de maiores sucessos da carreira do artista e recentes lançamentos.

Dono de hits como ‘Tempos Modernos’, ‘O Último Romântico’, ‘Tudo Azul’, ‘Toda Forma de Amor’, ‘Um Certo Alguém’, ‘Assim Caminha a Humanidade’, ‘Aviso aos Navegantes’, ‘Sereia’ e ‘De Repente Califórnia’.

Os ingressos estão disponíveis compra no site da Bilheteria Digital.

Clique AQUI e confira

SHOW: LULU SANTOS – BARÍTONO – 70 ANOS
DATA: 10 DE AGOSTO DE 2024, SÁBADO
HORÁRIO: 21h00 (Portões abertos às 20h00)
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE
LOCAL: TEATRO PEDRA DO REINO
ENDEREÇO: Rod. PB-008, KM 5, s/n – Polo Turístico Cabo Branco, João Pessoa/PB

Continue Lendo

Negócios

Restaurante do BA’RA Hotel terá almoço especial com valor único para o Dia das Mães

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Afeto e tradição se encontram no segundo domingo do mês de maio, quando celebra-se o Dia das Mães no Brasil. Na data especial, os restaurantes investem em menus e programações especiais para encantar as homenageadas do dia. Em João Pessoa, a trattoria Iocá Casa & Massa, localizada dentro do BA’RA Hotel, preparou uma celebração do amor e da boa gastronomia no dia 12 de maio.

Além de um menu saboroso pensado para a data, as mães presentes também receberão uma lembrança especial do momento. O almoço acontece das 12h às 16h, com valor único de R$ 98,90. “Nosso intuito é desenvolver uma atmosfera acolhedora em que as pessoas possam se sentir em casa e um dos diferenciais na nossa celebração é um brinde pensado especialmente para que elas possam levar um pedacinho do BA’RA com elas”, adiantou o chef Gustavo Acuio.

Ao chegar na trattoria, o público terá à disposição um buffet livre de saladas, antepastos e sobremesas para se servirem à vontade. Em seguida, poderão escolher entre quatro opções de pratos principais para diferentes paladares, incluindo uma opção vegetariana.

Para aqueles que preferem pratos com proteína animal, a casa oferece as seguintes sugestões: Filé Mignon com purê de amêndoas e roti de frutas vermelhas; Lombo de atum marinado, camarão e polvo em arroz negro cremoso de moqueca; ou Sobrecoxa de galinha confitada, cremoso de milho verde e molho pardo. Já a opção vegetariana inclui Pupunha grelhada na manteiga da terra, tartar de manga com crocantes de arroz e creme de parmesão.

Para finalizar o almoço especial, o público também pode se deliciar com as sobremesas originais do Iocá Casa & Massa. Estarão disponíveis à vontade as sobremesas Entremet de laranja com goiabada, Tarte de chocolate, maracujá e manjericão, e Choux com morango e especiarias.

Aberto ao público em geral, o estacionamento e Kids Club será cortesia da casa. As reservas podem ser feitas pelo telefone (83) 98234-8933.

Continue Lendo

Negócios

Grupo que comprou a Cimento Elizabeth na PB poderá ser o novo líder do mercado de cimento no Brasil

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A CSN Cimentos Brasil, empresa do grupo controlado pelo empresário Benjamin Stinbruch que, em 2021 comprou a empresa Cimento Elizabeth, localizada no município de Alhandra, na Paraíba, poderá assumir a liderança do mercado de cimento brasileiro.

De acordo com as informações divulgada pelo Estadão, a CSN deu um grande passou na quarta-feira (01/05) para a compra da InterCement, ao firmar um acordo com direito de exclusividade na negociação. A InterCement é a cimenteira da Mover Participações (ex-Camargo Corrêa), holding dos negócios dos herdeiros do empresário Sebastião Camargo (falecido em 1994). As negociações exclusivas têm prazo até 12 de julho (72 dias).

Assim, se confirmada, a aquisição pode garantir à CSN a posição de líder nas vendas de cimento no Brasil, ameaçando o domínio de décadas da Votorantim Cimentos. O negócio envolve 100% do capital da InterCement Participações, holding que controla duas fabricantes de cimento e concreto: a InterCement Brasil, com 15 fábricas no País, e a Loma Negra, dona de 9 unidades de produção na Argentina.

O negócio terá de passar, no entanto, pelo crivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que poderá exigir da CSN alguns remédios para evitar concentração de mercado. Por exemplo, a venda de algumas fábricas, principalmente nos Estados do Rio e de Minas Gerais, onde passaria a ter maioria de unidades fabris.

Com a aquisição, a cimenteira de Steinbruch poderá atingir, no mínimo, 35% do mercado brasileiro, fatia semelhante à da Votorantim Cimentos, atual líder de mercado, se não sofrer restrições do Cade. Em 2023, a CSN Cimentos alcançou 21% (com 13 milhões de toneladas vendidas), enquanto a InterCement Brasil, em terceiro lugar, obteve 14% do mercado (vendas de 8,6 milhões de toneladas).

Ao assumir a InterCement – operação dada como fato praticamente consumado com o acordo de ontem, segundo pessoas próximas das negociações -, a CSN passa a ser a número 1 no mercado de cimento da Argentina. O negócio no país vizinho é operado pela quase centenária Loma Negra, uma marca emblemática local que o então grupo Camargo Corrêa adquiriu em 2005. A empresa detém cerca de 48% das vendas de cimento: 6,42 milhões de toneladas no ano passado.

Continue Lendo