Nos acompanhe

Paraíba

Gestão da Saúde da Paraíba continua sendo modelo para outros estados brasileiros

Publicado

em

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) recebeu a visita técnica de uma comitiva da Secretaria de Saúde e da Controladoria-Geral do Estado de Goiás, na manhã desta quinta-feira (11). A visita teve o objetivo de conhecer o funcionamento do modelo de gestão de saúde pública feito pela Fundação, e também as dependências do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade que é gerida pela PB Saúde.

A comitiva de Goiás, composta pela secretária adjunta da Saúde, Anamaria Arruda; pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller; e por representantes dos dois órgãos, foi acompanhada pela secretária adjunta de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega; pela diretora de atenção à saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega; pelo diretor administrativo e financeiro da Fundação, Alexandre Farias; pelo diretor técnico do Hospital Metropolitano, Matheus Agra; e por dirigentes da unidade hospitalar.

Durante a visita, eles conheceram o moderno Centro de Diagnóstico por Imagem do hospital, com hemodinâmica, ressonância magnética, entre outros equipamentos; a ala pediátrica da unidade; e também participaram de uma reunião com o diretor-superintendente da Fundação, Luiz Gustavo César.

“Nesta reunião, apresentamos todos os resultados positivos que conquistamos ao longo deste breve, porém exitoso, período de existência da PB Saúde, com as metas e resultados que alcançamos, sobretudo neste ano de 2023, para mostrar que este modelo de gestão pública tem sim a capacidade de fazer um gerenciamento adequado, ágil e eficiente dos hospitais e serviços em saúde da Paraíba”, disse Luiz Gustavo.

De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, a ideia para a visita se deu a partir dos encontros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), quando a equipe de Goiás teve a ideia de aproximar a agenda para conhecer a experiência executada no estado. “Nós apresentamos todos os instrumentos de gestão da PB Saúde, desde o modelo da etapa de convocação, quando a Fundação solicita e apresenta um plano de gestão de um novo hospital, até o funcionamento efetivo da gestão, e também a fiscalização e o acompanhamento do devido contrato”, disse Renata Nóbrega.

Para a secretária adjunta de Saúde de Goiás, Anamaria Arruda, a visita foi proveitosa. O estado centro-oestino está estudando novos modelos de gestão da rede hospitalar e viu, na visita, uma oportunidade de conhecer o modelo de gestão por fundação pública de direito privado.
“Foi muito interessante conhecer todas as etapas de como foi a transição, na Paraíba, para o modelo por fundação. Durante a reunião, pudemos debater todos os desafios que foram encontrados nesta transição, assim como quais foram as estratégias pensadas para superá-los, e foi possível perceber que já é uma experiência exitosa”, disse Anamaria.

Já o controlador-geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller, pôde conhecer os meios de fiscalização e controle da gestão, apresentados durante a reunião com o diretor-superintendente da PB Saúde. “Pudemos conhecer também como foi elaborado o modelo jurídico que permitiu a criação da Fundação, como ela está estruturada e como, com esse novo modelo de gestão, é possível prestar um serviço de saúde com boa qualidade e agilidade, tanto nas contratações de pessoal quanto na aquisição de materiais hospitalares, por exemplo. São informações relevantes que vamos levar em nossa bagagem para estudar a implantação de um projeto semelhante”, relatou.

Luiz Gustavo César também avaliou como positiva a reunião e a visita da comitiva de Goiás. “Esse encontro praticamente selou o entendimento de que o Governo da Paraíba tem feito investimentos importantíssimos em saúde, e esse investimento, hoje, é traduzido em resultados. O Hospital Metropolitano, por exemplo, realiza transplantes de coração, só este ano foram dois, além de procedimentos de alta complexidade em cardiologia, neurologia e endovascular. Tudo isso só é possível porque temos uma gestão eficiente de insumos, de leitos e de pessoas. Essa reunião mostra que estamos no caminho certo e que a Paraíba, em 2023, está exportando modelo de gestão em saúde”, completou.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito acompanha início das obras de recapeamento da Avenida Brasília, em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), vistoriou, nesta terça-feira (06/05), o início do processo de recapeamento da Avenida Brasília, em Campina Grande.

A etapa de fresagem do asfalto foi acompanhada pelo gestor ao lado do superintendente do DNIT, Arnaldo Monteiro. Alem da Avenida Brasília, também serão recapeadas Avenidas Canal e Manoel Tavares. A previsão é que todo o trabalho seja finalizado antes da abertura do Maior São João do Mundo.

Com um investimento em torno de R$ 12 milhões, as ações visam proporcionar melhorias à mobilidade urbana e garantir mais comodidade ao campinense em trafegar nas vias da cidade.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Estudantes de direito de JP recebem palestra que debate o tema “Processo Legislativo Brasileiro”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Estudantes do curso de direito de um centro universitário de João Pessoa receberam, nesta segunda-feira (06/05), uma palestra com o tema “Processo Legislativo Brasileiro”, promovido pelo senador Efraim Filho (União Brasil), o deputado estadual (União Brasil), o vereador da Capital, Odon Bezerra (PSB), além de professores e coordenadores do curso.

Na oportunidade, os oradores se aprofundaram em importantes temáticas que são discutidas atualmente no Congresso Nacional e que impactam diretamente a vida das pessoas.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o senador Efraim deu mais detalhes dos temas discutidos durante o congresso, como a reforma tributária, reforma previdenciária, código civil e outros.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

“O partido vai permanecer unido”, garante Cartaxo sobre impasse no Partido dos Trabalhadores

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) afirmou nesta terça-feira (07/05), durante entrevista ao @portaldacapital, que o Partido dos Trabalhadores irá permanecer coeso no tocante ao impasse da legenda.

Segundo Cartaxo “o partido vai permanecer unido” independente do nome a ser escolhido para ser o representante do PT na corrida eleitoral do pleito 2024.

Luciano Cartaxo segue tentando reverter os efeitos da ‘Nota Pública’ que divulgou, ainda no mês de março de 2024, confirmando que não mais disputaria o comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas eleições do próximo mês de outubro na Capital paraibana.

Leia também: “Não disputarei a candidatura à Prefeitura de João Pessoa”, afirma Cartaxo em Nota Oficial

Confira o vídeo:

Continue Lendo