Nos acompanhe

Paraíba

Saúde promove Semana Estadual de Aleitamento Materno e incentiva novos cadastros de doadoras

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Banco de Leite Anita Cabral, realizará, de 15 a 19 de maio, a Semana Estadual de Aleitamento Materno, com ações de incentivo à doação em todo estado. A mobilização busca aperfeiçoar o serviço e ampliar o número de doadoras para nutrir os recém-nascidos das unidades neonatais de toda Paraíba. Durante toda semana, serão realizadas palestras, oferta de serviços, reuniões de qualificações, panfletagem e mini cursos. As ações serão oferecidas em João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Patos, Cajazeiras, Santa Luzia, Monteiro e Guarabira.

De acordo com a diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, atualmente a Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano está composta por seis Bancos de Leite Humano localizados em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. “Além dos bancos, temos 20 Postos de Coleta que contemplam todas as regiões do estado, mas, mesmo com essa estrutura organizada e preparada, ainda passamos por momentos de baixo estoque de leite que podem comprometer o abastecimento das maternidades”, afirma.

Thaíse afirma que o leite materno é insubstituível e traz inúmeros benefícios para a saúde dos bebês, sobretudo os que nascem antes do período previsto. “Quando um bebê internado é nutrido com leite materno, mesmo que doado por outra mãe, sua recuperação é mais rápida, o tempo de internação é menor e ele ganha peso mais rapidamente. Essa semana é um marco importante que repetimos anualmente para divulgar o serviço, atrair novas doadoras e reforçar que o leite materno é realmente um alimento único e necessário”.

A funcionária pública Rogéria Gomes, de 33 anos, é uma das mais recentes doadoras de leite que colaboram com a Rede Paraibana de Leite Humano. Ela conta que a decisão partiu da vontade de ajudar outras mães a alimentarem seus filhos. “Eu ordenho leite diariamente para meu filho, hoje com um ano, mas com a introdução alimentar a demanda dele pelo leite diminuiu e sempre ficava aquela sobra. Eu sempre achei que o leite que eu tinha armazenado era pouco para doar, mas quando descobri que tem bebê que começa a introdução com apenas 1ml, eu vi que havia potencial no meu estoque. Hoje fiz minha primeira doação, pouco mais de um litro de leite e aconselho outras mães que, dentro de suas possibilidades, façam o mesmo, pois a sensação de estar salvando uma vida é surreal”, afirmou.

A Rede precisa coletar pelo menos 700 litros de leite por mês para manter o estoque abastecido. Mas, nos últimos meses, a doação foi reduzida para 550 litros. “As mães que desejarem doar precisam estar saudáveis e ter excesso de leite. Nós enviamos uma equipe ao domicílio da mãe, oferecemos as orientações, entregamos todos os materiais necessários para coleta e comparecemos semanalmente para recolher o leite. Não é necessário sair de casa, basta entrar em contato pelo whatsapp (83) 99103-0059 ou pelo perfil do instagram @bancodeleite.anitacabral”, finalizou.

Programação Estadual:
Dia 15/05 (manhã) – Oferta de serviços de saúde e planejamento familiar para doadoras de leite do Banco Anita Cabral
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB
Dia 15/05 (tarde) – Palestra para mães doadoras: Como a doação de leite humano pode ajudar a conquistar sonhos
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB
Dia 15/05 (10h30) – Campanha de doação de frascos de vidro
Local: Posto de Coleta de Leite Humano Hospital de Mamanguape

Dia 16/05 (manhã) – Palestra Tema: Amamentação como Medida não farmacológica para Redução da Dor no Teste do Pezinho
Público: estudantes do curso técnico de enfermagem da UFPB
Local: Centro Técnico de Saúde da UFPB – João Pessoa/PB
Dia 16/06 (tarde) – Reunião Técnica para qualificação da rBLH no Sertão (Tema: Garantindo a excelência do produto leite humano)
Local: Banco de Leite Humano Dra Vilani Kehrle em Patos/PB e Banco de Leite Humano Josefa Garcia Rolim em Cajazeiras/PB. Evento Híbrido.
Dia 16/05 (tarde) – Palestra: Apoiando a Amamentação nos Primeiros Dias de Vida.
Público: Profissionais do Ambulatório e Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Frei Damião
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB

Dia 17/05 (manhã) – Reunião Técnica para qualificação da rBLH de João Pessoa e Guarabira: Garantindo a excelência do produto leite humano
Público: BLH Dra Zilda Arns; BLH Anita Cabral; BLH Meirijane Claudino da Silva e Postos de Coleta de Leite Humano vinculados
Local: Banco de Leite Humano Dra Zilda Arns no ICV em João Pessoa/PB
Dia 17/05 (manhã) – Palestra NBCAL
Público: doadoras e profissionais de saúde do Hospital Clipsi
Local: PCLH Geminiano Crispim de Farias – Hospital Clipsi

Dia 18/05 (manhã) – Reunião Técnica para qualificação da rBLH de Campina Grande (Garantindo a excelência do produto leite humano)
Público: Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro ISEA e Postos de Coleta de Leite Humano vinculados.
Local: Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – ISEA em Campina Grande
Dia 18/05 (9h) – Atualização em coleta e controle de qualidade do leite materno para o Posto de Coleta de Santa Luzia
Local: Posto de Coleta de Leite Humano Santa Luzia
Dia 18/05 (09h) – Mini Curso: Armazenamento e Estoque de Leite Humano
Local: Posto de Coleta de Leite Humano Hospital de Mamanguape

Dia 19/05 (12h às 16h) – Encontro da Rede Global de Bancos de Leite Humano – Apresentação das redes estaduais de Bancos de Leite Humano. Tema: rBLH – Compreendendo e trabalhando para transformar o sonho das mães dos recém-nascidos de risco em realidade
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB e link web (híbrido).
Aberto ao público.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo