Nos acompanhe

Paraíba

Novembro Azul: CMJP realiza “Dia D” e atende 225 pessoas contra o câncer de próstata

Publicado

em

Com enfoque na saúde masculina e na prevenção ao câncer de próstata, razão da existência da ‘Campanha Novembro Azul’, 225 pessoas (maioria homens) foram atendidas gratuitamente, nesta manhã de quinta-feira (8), no estacionamento da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), que ofereceu, junto ao Distrito Sanitário IV e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), serviços, prescrições médicas e atendimentos em várias especialidades. O evento foi aberto ao público e servidores do Legislativo, que ainda foram contemplados com kits de saúde bucal e sexual, café da manhã e atividades culturais.

Entre as atividades realizadas, houve atendimento odontológico, de médicos, nutricionista, manicure, aferição de pressão, auriculoterapia, argiloterapia facial, distribuição de kits de saúde bucal, orientação quanto às infecções sexualmente transmissíveis, inclusive com distribuição de camisinhas. Houve prescrição médica para exame de PSA para detectar câncer de próstata, a partir da qual os cidadãos saíram da Câmara com tudo certo pra realizar o exame, evitando burocracias e peregrinações nos PSFs.

Chamamento da Câmara

Segundo o presidente da Casa Napoleão Laureano, Marcos Vinícius (PSDB), a ação vale como um chamamento da Câmara para que mulheres e homens se voltem a falar, refletir e cuidar da saúde masculina, assim como a Casa o fez no ‘Outubro Rosa’, em relação à saúde da mulher.

“A Câmara, mais uma vez, dá o exemplo ao pessoense, chamando-o até ao nosso estacionamento, pra desfrutar os serviços oferecidos aqui e utilizar nossa Casa como mais uma fonte de prestação de serviços em prol da cidadania e do desenvolvimento da Capital. Homens, queremos lhes dizer que nós também precisamos nos conscientizar para a nossa saúde e a prevenção a toda e qualquer doença é sempre necessária. Todos são bem-vindos a se valerem dos serviços gratuitos oferecidos e a utilizar a equipe multiprofissional em saúde para esclarecimentos, tudo pra ajudar a cuidar melhor da saúde de nossa população e servidores da CMJP”, enfatizou Marcos Vinícius (PSDB).

“Hoje recebemos os homens na CMJP com um café da manhã bem reforçado pra potencializar as energias pro dia de expediente no Legislativo. Foi o dia de os homens saberem se estão com pressão alta, diabetes, dar aquele cuidado no visual, na saúde, na estética facial e das mãos, além de adquirirem informação, brindes e encaminhamentos pra algumas especialidades médicas. Pensamos nessa ação com bastante carinho, junto ao presidente da Casa,  Marcos Vinícius, e com o apoio de nossa equipe da SMS e do Distrito Sanitário IV”, explicou a iniciativa a  diretora-geral do Distrito Sanitário IV, Katherine Alves Pereira.

A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) explicou que a atividade da CMJP é um alerta aos homens da Capital a favor da prevenção ao câncer de próstata. “Que vocês façam seus exames regularmente, tanto o de sangue (PSA) quanto o de toque prostátil. Parece cansativo, mas não vamos deixar de repetir: o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Esta ação da CMJP, junto com a SMS, está de parabéns pelo alcance dos serviços e atividades oferecidas aos nossos servidores, parlamentares e cidadãos que passaram pelo entorno e participaram com a gente”, comentou.

“A Mesa Diretora tem dado um show de inovação e temos nos destacado em nível nacional com as novas diretrizes que a Câmara tem tomado. Marcos Vinícius e nossa Mesa Diretora estão trabalhando com campanhas importantes, valorização do servidor, aproximação dos cidadãos das atividades do Legislativo de forma a reivindicarem mais aqui, na Casa do Povo, os direitos do próprio povo. Isso tem feito muito bem à cidade de João Pessoa”, completou a vereadora.

Visita a gabinete transformou-se em manhã de cuidados com a saúde

O servidor público Luiz Costa, 45 anos, servidor público estadual que tinha visitado o gabinete do vereador Marcos Henriques (PT), nesta manhã, aproveitou pra participar da ação e falou com o Portal Câmara JP enquanto era atendido pela manicure (já havia passado pelo teste de glicemia, aferição de pressão e estava com o encaminhamento médico para realizar o exame de PSA para detectar câncer de próstata).

“Até nutricionista a Câmara trouxe, coisa que não vejo nos PSFs do meu bairro. Consegui também um encaminhamento pra fazer o exame de PSA de forma simples e fácil. Se fosse no PSF de meu bairro, deveria passar por uma triagem e enfrentar entraves burocráticos do sistema pra conseguir tal encaminhamento; algo demoroso, estressante e revoltante quando não conseguimos. O investimento em saúde pública não deveria ser limitado, indagou o servidor estadual.

Para Luiz Costa, que também é eleitor da Capital, toda ação voltada para a saúde deveria ser permanente no serviço público. “Gostaria que essas atividades da Câmara fossem constantes nos bairros de João Pessoa e em seus PSFs. Que os médicos e equipes de saúde tivessem equipamentos, materiais e condições pra trabalhar pelo povo, pois, no âmbito dos discursos políticos, tudo estaria perfeito na Capital, porém, quem vive o nosso cotidiano [cidadão comum e, em sua maioria, de baixa renda] é que sabe das problemáticas e burocracias para conseguir um atendimento digno na saúde municipal”, constatou, acrescentando que seu relato advém da própria experiência enquanto usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) em João Pessoa.

Dezembro será “vermelho” contra ISTs

No mês que vem, a Câmara realizará, junto à SMS, através do DS IV, o ‘Dezembro Vermelho’, mês alusivo aos cuidados e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que são causadas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal e anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. O termo IST substitui a terminologia anteriormente utilizada – Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) – por destacar a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Uma programação parecida com as realizadas no ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’ está em fase de formulação entre a Mesa Diretora e a presidência da Casa junto ao Distrito Sanitário IV. O evento será aberto ao público, com serviços gratuitos e a data ainda será confirmada.

Continue Lendo

Paraíba

Alexandre de Moraes determina soltura de Anderson Novais, investigado pelos atos golpistas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta terça-feira (30/04) a soltura do paraibano Anderson Novais, um dos investigados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Ele havia sido preso preventivamente, na última quinta-feira (25¹04), por descumprimento de uma das medidas cautelares impostas anteriormente pelo ministro.

Na decisão, Moraes disse que a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal comunicou equivocadamente que o réu teria deixado de comparecer em juízo em nove ocasiões distintas. A defesa do paraibano conseguiu comprovar que ele se apresentou à Justiça em todos os dias citados.

“Conforme documentação juntada aos autos pela Defesa do réu, e manifestações da Defesa e da Procuradoria-Geral da República em audiência de custódia, recebida nessa data, verifica-se que o réu vem cumprindo todas as medidas cautelares regularmente, e a comunicação de descumprimento a esta SUPREMA CORTE ocorreu em razão de equívoco”, diz a decisão.

Ex-assessor do deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) e um dos líderes do movimento de direita na Paraíba, Anderson foi preso por suposta participação nos atos de 8 de janeiro, quando houve a invasão e depredação da sede dos três poderes, em Brasília.

Em seguida, conseguiu o afrouxamento da prisão, por determinação de Moraes, com a imposição de algumas medidas cautelares.

Agora em liberdade, o paraibano terá que continuar cumprindo as medidas.

Continue Lendo

Paraíba

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através do programa Empreender PB, abre, a partir desta quinta-feira (2), 840 vagas para inscrições em municípios da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª região. As vagas disponibilizadas abrangem as linhas Empreender Pessoa Física, Empreender Profissional Liberal, Empreender Juventudes e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

Ao todo, serão contemplados 28 municípios, com 30 vagas cada um. O valor total de investimentos ultrapassa os R$ 6 milhões. Para verificar a lista dos municípios das Regiões citadas, acesse www.empreender.pb.gov.br clicando em “Consultar Região”, ou pelas redes sociais do Empreender PB. As inscrições serão abertas a partir das 8h.

Os cadastros devem ser realizados até 7 de maio, ou até enquanto existirem vagas disponíveis, e poderão ser efetivados através do site www.empreender.pb.gov.br, a partir da data e horário informados.

Empreender PB – É um programa do Governo do Estado destinado a apoiar os empreendedores da Paraíba, disponibilizando financiamento de crédito (empréstimos) com taxas reduzidas de juros para pessoas físicas e jurídicas que desejam iniciar um negócio próprio ou ampliar um já existente. Seu objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do estado.

O Programa Empreender Paraíba tem o objetivo de fomentar a atividade de empreendedorismo nos 223 municípios, apoiando e fortalecendo a economia solidária, o microempreendedor individual, o microempresário, negócios de pequeno porte e as cooperativas de produção da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Prorrogadas inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foram prorrogadas, até o dia 12 de maio, as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Governo Federal, no município de Campina Grande. A equipe da Secretaria de Educação está fazendo busca ativa pelos bairros da cidade para garantir que o maior número possível de pessoas se inscrevam no programa.

Podem participar do Brasil Alfabetizado pessoas com 15 anos ou mais que não tem habilidade de ler nem escrever. As pessoas que consideram possuir pouca habilidade de leitura ou escrita também podem se inscrever. As aulas iniciam ainda no mês de maio e vão acontecer de segunda a quinta-feira, nas escolas municipais ou prédios comunitários, podendo ser diurno ou noturno, com turmas de no mínimo 14 estudantes para zona urbana e sete para zona rural.

As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais ou por meio do link: https://bit.ly/brasilalfabetizadopba

“As aulas são para pessoas que estão sem estudar. Inclusive aquelas que já cursaram o ensino fundamental 1 ou 2, não sabem ler nem escrever, possuem 15 anos ou mais também podem garantir a sua vaga no programa”, frisou Ádria Maciel, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do município.

“O Programa visa apoiar ações que combatam o analfabetismo e promovam a educação de jovens e adultos”, destacou Fabíola Gaudêncio, gerente de projetos da Secretaria de Educação.

Continue Lendo