Nos acompanhe

Notícias

Secretaria de Educação de Cajazeiras promove segunda capacitação para merendeiras

Publicado

em

A Secretária Municipal de Educação de Cajazeiras, professora Tereza Cristina Abreu, abriu oficialmente na manhã desta terça-feira (03), o segundo ciclo de capacitação para as servidoras merendeiras do Sistema Municipal de Educação, com uma palestra, distribuição de brindes e do fardamento.

O evento acontece nos dias (03) e (04) das 08hs00 às 12hs00, na cozinha do Centro Administrativo Municipal e tem a organização das coordenadoras do Departamento de Alimentação Escolar: Isadora Rolim, Fernanda Tavares e Carolina Abreu, com o comando da nutricionista Nathiene Rolim.

Na primeira etapa do referido evento, foram capacitadas às merendeiras das escolas da zona urbana, já para a segunda etapa serão capacitadas às merendeiras das escolas dos distritos e zona rural.

Vale ressaltar, a importância das empresas parceiras, para a realização do evento: São Braz, Josy Centro de Depilação e Estética e Distribuidora de Alimentos C. Mendes.

Continue Lendo

Paraíba

Com presença da ministra das Mulheres, ALPB lança Campanha Brasil Sem Misoginia na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta quinta-feira (25), para lançamento da campanha “Brasil Sem Misoginia”, desenvolvida pelo Ministério das Mulheres. O evento, proposto pela deputada Dra. Paula, aconteceu no plenário “Deputado José Mariz” e contou com a presença da ministra das mulheres, Aparecida Gonçalves, que foi recepcionada pelo presidente da ALPB, Adriano Galdino, e toda a bancada feminina da “Casa de Epitácio Pessoa.

No encontro, o parlamentar destacou a importância de a Assembleia da Paraíba estar recebendo a ministra Aparecida Gonçalves. “Cabe a nós, enquanto Poder Legislativo, dar a nossa contribuição em busca de uma Paraíba e de um Brasil cada vez melhor e mais justo para todas as mulheres paraibanas e brasileiras”, disse.

Ao justificar o evento, a deputada Dra. Paula disse que a presença da ministra Aparecida Gonçalves na Assembleia Legislativa da Paraíba, para lançar a campanha “é muito importante, para que todos tenham consciência que a violência contra a mulher não pode permanecer”.

Antes da sessão especial, a ministra Aparecida Gonçalves concedeu entrevista coletiva no Auditório “Deputado João Eudes”. Na oportunidade, ela destacou a importância do lançamento da campanha nos estados, para “dialogar, fazer o debate, chamar a população e as autoridades para de fato enfrentar o ódio contra as mulheres, o Feminicídio e a violência sexual”.

A ministra declarou que o Governo Federal estabeleceu três eixos de prioridade no Ministério das Mulheres: igualdade, a partir da Lei da Igualdade Salarial; inclusão das mulheres mais pobres no mundo do trabalho, na cidadania, não é só a questão dos programas sociais; e a questão do enfrentamento à misoginia, a violência contra as mulheres.

Brasil Sem Misoginia, de acordo com assessoria do Ministério das Mulheres, é uma proposta de mobilização nacional de todos os setores brasileiros — governos, empresas, sociedade civil, ONGs, movimentos sociais, entidades, instituições de ensino, torcidas organizadas, times de futebol, grupos religiosos, artistas, entre outros — com o objetivo de “enfrentar a misoginia – o ódio e todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres”.

A deputada Camila Toscano, presidente da Comissão de Direito das Mulheres da Assembleia Legislativa, lembrou que o combate à misoginia “é um debate permanente na Casa Epitácio Pessoa. “Eu acho que a presença da ministra aqui na Casa engrandece muito o nosso trabalho, engrandece muito as mulheres desta Casa, o trabalho que a gente tem feito nisso. É muito importante ouvir o que o Governo Federal está fazendo, o que o Governo Federal está pensando e também trazer um pouco do que nós estamos fazendo e dos nossos pensamentos para esse tema tão importante. Eu acho que é um dia que vai marcar a história da Assembleia Legislativa da Paraíba com toda certeza” afirmou.

Para a deputada Cida Ramos, que presidiu a CPI do Feminicídio, a presença da ministra Aparecida Gonçalves na ALPB é de fundamental importância para as mulheres paraibanas sobretudo as vítimas de violências. “A CPI do Feminicídio tirou encaminhamentos, recomendações a todos os poderes”, frisou. “Essa audiência pública é importante para que a gente hoje reafirme essa luta, esse enfrentamento que não é só no campo da construção de programas, ações e serviços no campo da cultura, mudar essa cultura machista, essa cultura misógina, a violência política de gênero”, acrescentou.

A Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, destacou que a ministra vem à Paraíba no intuito de fortalecer os vínculos e as lutas, mas principalmente os organismos de defesa das mulheres. “A ministra vem pedir apoio do Legislativo para a campanha Brasil sem Misoginia, um problema que é a raiz de muita violência contra as mulheres. Ela também falará com as gestoras do Fórum coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Fórum de Gestoras Municipais da Paraíba) para coordenar que esses organismos e coordenadorias sejam transformadas em secretarias, e estimular para que os municípios onde ainda não temos esses equipamentos e serviços possam ser institucionalizados, porque isso garantirá a possibilidade das políticas transversais com outras áreas”, explicou.

Também prestigiaram o evento as deputadas Daniele do Valle, Silvia Benjamim e Jane Panta; os deputados Galêgo de Sousa e Professor Francisco; a Primeira-Dama do Estado, Ana Maria Lins; a jornalista Nena Martins, secretária de Política Pública Para Mulheres da Prefeitura de João Pessoa; a defensora pública Francisca de Fátima Almeida Diniz, coordenadora do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública da Paraíba; a promotora de Justiça Rosane Maria de Araújo, da Promotoria de Justiça e Violência Doméstica do MPPB; a juíza Graziela Queiroga Gadelha de Sousa, presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB); o juiz da Violência Doméstica de João Pessoa, André Carvalho, representando o desembargador João Benedito, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); e a prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino, representando as gestoras municipais do estado; além de representantes de diversos órgãos público estadual e municipais e de entidades representativas das mulheres paraibanas.

Confira imagens:

Continue Lendo

Negócios

Vivass Comunicação inaugura nova sede e lança novo site

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
Um happy hour especial na noite da última quarta-feira (24) marcou a inauguração da nova sede da Vivass Assessoria & Comunicação, agência boutique de assessoria de imprensa e Relações Públicas. A empresa, que celebra sete anos de atuação em setembro de 2024, passa a funcionar agora no espaço Wine & Work, em Manaíra, para receber com carinho alguns parceiros da agência para celebrar este novo momento.
Em sistema híbrido desde a pandemia, a Vivass retorna o expediente presencial em um espaço que permite a conexão entre as pessoas e novos negócios. De acordo com Andréia Barros, diretora da Vivass, a nova sede representa não apenas uma mudança física, mas simboliza o início de uma nova fase da empresa. “Fomos muito bem recebidas neste lugar lindo, confortável e disruptiva que é o Wine & Work, e sou muito grata por isso, aos gestores Ivan e Gustavo e às empresas ‘vizinhas’ que fazem parte deste ecossistema. Com o novo local, vislumbro também novas e boas conexões”, celebra Andréia.
Ivan Rocha, sócio do Wine & Work by Núcleo, prestigiou o evento e ressaltou a sintonia com a Vivass e a alegria em receber a equipe no local. “Agradeço a Vivass por fazer parte da nossa história no Wine & Work e tenho certeza que muitas coisas boas virão com essa parceria. Estamos muito felizes com a chegada da empresa,  para somar conosco e com as outras empresas que fazem parte do espaço”, comenta Ivan.
Para a noite especial, a Vivass contou com a presença de alguns parceiros do dia a dia da empresa e com a atuação de  algumas empresas, que executaram o evento. São elas: Agilis Eventos, DJ Astek, Jampa Locações, Predict Marketing, vinhos da Copa Adega, Analina Eventos, Aromist Marketing Olfativo e Gostinho de Amor Buffet. “São parceiros que também fazem parte da nossa história e que agradecemos o profissionalismo, a qualidade e a pontualidade”, destaca Andréia.
Novo site – Outra novidade da Vivass é a reformulação do site, que agora conta com um layout mais dinâmico e intuitivo e permite navegar com mais agilidade. Ao acessar o site, o internauta terá acesso a um vídeo institucional da empresa, além de poder conferir os serviços oferecidos, missão, visão e valores, o time de atendimento, as últimas notícias dos clientes e o portfólio. O site foi desenvolvido pela empresa Cociente, de Eber Rocha.
A Vivass Assessoria & Comunicação fica localizada no Wine & Work by Núcleo, na Avenida Pombal, 1504, em Manaíra. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Para acompanhar as novidades da agência, acesse as redes sociais @vivasscomunicacao e o site  www.vivasscomunicacao.com.br .
Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba terá 89 locais de aplicação de provas do Concurso Público Nacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No próximo dia 5 de maio, será realizada a prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador de seleção de servidores públicos, realizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da Administração Pública Federal. Na Paraíba, foram definidos 89 locais de aplicação e 1501 salas. Em todo o país, serão 3.665 locais de aplicação de provas e 75.730 salas.

A Uninassau, em João Pessoa, será o local de aplicação que mais receberá candidatos para fazer a prova do CPNU no estado, com o total de 4.288. No total, 43.847 pessoas se inscreveram no CPNU no estado.

Para manter a segurança e a lisura da prova, foram definidas diretrizes de segurança dentro e fora dos locais de aplicação. Dentro das salas de aula, os fiscais foram orientados a não permitir que os candidatos saiam com o caderno de provas e nem realizem anotações do gabarito no cartão de confirmação. Essas ações visam reforçar a segurança do concurso e coibir que eventuais quadrilhas acessem as questões e, consequentemente, enviem as respostas para aplicantes que estão fazendo o concurso.

Consulta aos locais de prova

Os candidatos já podem conferir o seu local de prova. O Cartão de Confirmação de Inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está disponível na Área do Candidato, mesma página da Internet em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.

O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão no dia da realização da prova, no dia 05 de maio.

O coordenador-geral de logística do CPNU, Alexandre Retamal, reforça a importância dos candidatos checarem todas as informações do cartão. “Todos os candidatos têm que conferir se o município que indicaram, no ato de inscrição, para participarem da prova está correto. Se tiver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante da sua casa – às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais que não são de tão simples acesso – então é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, explica o coordenador-geral.

“É possível o candidato solicitar a correção do cartão de confirmação, de acordo com o que ele fez no ato da inscrição, mas não é possível pedir para mudar de cidade agora. O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição. Por exemplo, se eu pedi para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no meu cartão que o meu local é Campos, aí eu posso pedir para trocar, eu posso pedir para corrigir para o Rio. Agora, se eu pedi para fazer em Campos no ato da inscrição, mas agora eu quero fazer no Rio, isso não é possível”, esclarece Retamal.

Para solicitar correções no cartão de confirmação, os candidatos devem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, pelo telefone: 0800 701 2028.

Provas em todos os estados do Brasil

A realização do CNPU acontecerá em cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A realização da prova em 228 cidades espalhadas pelo país possibilita a democratização do acesso às vagas do serviço público, pois é mais prático e barato para a população realizar o certame próximo de suas casas.

O objetivo é aumentar a representatividade da força de trabalho, trazendo critérios socioeconômicos, demográficos e territoriais já na aplicação do certame, para que isso se reflita na Administração Pública Federal.

Os 228 municípios que receberão o CNPU estão divididos em todos os 27 estados brasileiros e o Distrito Federal.Na região Nordeste, o Concurso Nacional será aplicado em em 61 municípios: dois em Alagoas, 18 na Bahia, oito no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, sete em Pernambuco, sete no Piauí, quatro no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.

Continue Lendo