Nos acompanhe

Paraíba

Secretaria de Educação inicia Programa Ouse Criar 2021

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) divulgou, nessa terça-feira (8), em evento remoto transmitido pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube, o edital da primeira fase do Programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo ‘Ouse Criar’, edição 2021. O objetivo é selecionar estudantes da 1ª série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, para formar equipes e participarem por meio da segunda maratona (hackathon) virtual. A primeira fase do programa será dividida em três etapas: Escola, Regional e Estadual.

Desenvolvido pela SEECT por meio da Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), o Programa Ouse Criar visa estimular o desenvolvimento de jovens empreendedores e conduzir os estudantes à atividade de empreendedorismo atrelada à responsabilidade social e sustentável.

A live contou com a participação do secretário da SEECT, Claudio Furtado; do secretário executivo da Ciência e Tecnologia (SEC&T), Rubens Freire, da gerente operacional de Estudo, Projetos e Programas da SEC&T, Edna Sabino, e da pedagoga Wanessa Moreira.

O programa é aplicado em etapas, iniciando nas escolas, com a formação de equipes que terão o desafio de analisar os problemas sociais locais à luz de eixos temáticos propostos no edital do programa e propor soluções. Em seguida, haverá uma seleção interna com três avaliadores para selecionar as 10 equipes que irão representar a gerência na etapa estadual. Essas equipes (num total de 490 estudantes) passarão pelas trilhas Ouse Criar de forma a se prepararem para avançar à próxima etapa, a Maratona Ouse Criar, (a hackathon), da qual serão selecionados 20 projetos que serão encaminhados à etapa final. As trilhas terão início em setembro e serão realizadas em datas diferentes em cada Gerência, durante dois dias.

A etapa ‘Escola’ teve início no dia 02 e vai até o dia 22 junho para as formações das equipes. Será uma equipe por escola, formada por três a cinco estudantes e um professor mentor. De acordo com Edna Sabino, espera-se que cerca de 700 estudantes sejam envolvidos nas atividades, além de professores mentores e orientadores.

Todos os times devem expor seus argumentos e ideias para a participação, de acordo com os eixos direcionados para suas GREs, conforme Tabela publicada no Edital Nº 05/2021 – SEECT/Fapesq-PB.

Os eixos propostos no edital são: Soluções governamentais; Inovação e desenvolvimento regional; Tecnologias sociais; Tecnologias educacionais. Enquanto a edição de 2021 inicia, a de 2020 avança. Ao todo, 69 projetos chegaram à etapa da Maratona Ouse Criar, com cerca de 300 estudantes envolvidos e os 20 projetos selecionados estão em pleno desenvolvimento.

O secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, lembrou que “quando se falava em sonho ou em projeto de vida dos estudantes, era comum ver que a trajetória desse sonho passava pela universidade. Mas para isso o estudante precisa concluir o Ensino Médio. É como se o sonho precisasse ficar aguardando o tempo para ser realizado. Com o Programa Ouse Criar, o sonho daqueles estudantes que têm uma mente atenta para as necessidades sociais e do bem-estar comum e criativa para buscar soluções para suprir essas necessidades, resolver situações. Esse sonho é realizado no tempo em que o adolescente, o jovem, está propício a isso. O programa traz amadurecimento ao jovem através do empreendedorismo, dentro daquele conceito de que empreender é uma jornada até a conquista desse sonho”.

O secretário executivo da Ciência e Tecnologia, Rubens Freire, destacou na live que o Ouse Criar poderá vir a ser um paradigma, um modelo para o Brasil em Educação. “O Ouse Criar visa transformar a vida do estudante secundário na construção de uma nova cidadania onde valores éticos e morais sejam extremamente fortes e que reconheça a alteridade, reconheça o outro, as diferenças”.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeituras paraibanas assinam termo de adesão a projeto encabeçado pela Polícia Rodoviária Federal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A secretária de Educação de Bananeiras, Adriana Bezerra Cavalcanti Medeiros, o prefeito de Mataraca, Egberto Coutinho Madruga, o secretário de Educação e Desportos de Mataraca, Paulo de Tarso Corrêa Dias de Araújo, assinaram documento em que se comprometem a difundir para dentro das escolas conteúdos educativos que promovam a paz no trânsito, por meio de conhecimentos enriquecedores para a causa, podendo ser trabalhado de maneira lúdica e adequada para todas as faixas etárias.

A assinatura do termo de adesão do Projeto EDUCAR PRF com os municípios de Bananeiras e Mataraca, aconteceu na sexta-feira (26/04), na sede da Superintendência da PRF na Paraíba, localizada em João Pessoa, capital paraibana.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realiza o Projeto EDUCAR PRF com a celebração de parceria com vários municípios de todo o Brasil. A missão da PRF é garantir que seja discutido nas escolas a temática de educação para o trânsito, deste modo, contribuindo para a redução da violência no trânsito, tendo em vista que os jovens serão futuros condutores. As ações acontecem em parceria com escolas públicas e privadas de todo o estado.

Na ocasião, também estavam presentes o Superintendente da PRF na Paraíba, o PRF Pedro Ivo, o Chefe do Grupo de Educação para o Trânsito, Cledson Augusto Ferreira, o Superintendente Executivo, Jeová Querino, o PRF Francenildo Fortunato e a PRF Thayse Bastos. Além de integrantes das equipes da Secretária de Educação de Bananeiras e do Prefeito de Mataraca.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim participa de entrega de obras e investimentos em comemoração aos 70 anos de São Mamede

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador, Efraim Filho (União Brasil), participou, neste domingo (28/04), de uma agenda em São Mamede, cidade localizada no Sertão do Estado, para entrega de obras e ações de investimento.

A solenidade marcou o aniversário de 70 anos de emancipação política da cidade e contou com a presença também do prefeito Umberto Jefferson, do vice Chagas Lopes, do deputado estadual George Morais, além de vereadores e lideranças políticas locais.

Foram entregues na oportunidade onze novas passagens molhadas, cisternas para aprimorar o abastecimento de água, sistema de energia solar nos prédios públicos do município, pavimentação de ruas, além também da entrega de 24 casas e da praça do Sítio Angola.

“Nos mostra como essa cidade conseguiu evoluir ao longo do tempo. Uma cidade hoje que é polo de desenvolvimento, formadora de opinião, irradia influência. Uma cidade que tem várias vocações econômicas e a gente tem procurado ser um parceiro na gestão do prefeito Jefferson, trazendo recursos, emendas, investimentos, que tem ajudado a deixar São Mamede ainda melhor e mais bonita”, disse Efraim.

 

Continue Lendo

Paraíba

DNOCS esclarece a respeito da atual situação da Barragem Engenheiro Ávidos, na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), no uso de suas atribuições, e como Autarquia responsável pelo andamento das Obras de Recuperação e Modernização da Barragem Engenheiro Ávidos, cujos recursos são oriundos de TED celebrado entre essa Autarquia e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), após reunião com a Agência Nacional de Águas (ANA), com o intuito de se estabelecer medidas para garantir o armazenamento de água no reservatório em questão, observando, principalmente, as condições de segurança das obras em andamento, traz deliberações oriundas das tratativas acordadas entre a ANA e o DNOCS, fundamentada nos parâmetros abaixo:

– Considerando que a cota atual do reservatório Engenheiro Ávidos está calado no nível 308,98, o que representa um volume acumulado da ordem de 112.071.011 m3;
– Considerando que a cota do coroamento da ensecadeira posicionada no emboque da tomada d’água está calada no nível 310,00;
– Considerando que a cota preconizada para o nível de segurança da ensecadeira é 309,50, portanto, com uma folga de 0,50m, representando um volume de 120.346.489,00 m3;
– Considerando a diminuição no aporte de águas oriundas de precipitação na região;
Decide:
1 – Promover o fechamento total de uma comporta do setor do vertedouro da barragem Engenheiro Ávidos;
2 – Fechar parcialmente a segunda comporta, mantendo uma abertura de 20,00cm.
Essas medidas têm por objetivo garantir o acúmulo de águas para atendimento da população, diretamente, dependente do uso das águas do reservatório, bem como promover a redução do volume aportado a jusante da Barragem, que impactaram negativamente, na população situada às margens do Rio Piranhas.
Destaque-se que foi acordado, como premissa básica para essa operação, que o monitoramento, visando garantir a manutenção da cota de segurança (309,50) será respeitado e que qualquer elevação da cota, que possa comprometer a estabilidade da estrutura da ensecadeira, ensejará a imediata abertura das comportas.

Continue Lendo