Nos acompanhe

Paraíba

Cabedelo realiza formatura de turma pioneira do Programa de Residência Médica

Publicado

em

A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta sexta-feira (26), a formatura da 1ª turma do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do município. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e, na ocasião, também foi realizada a aula inaugural e recepção aos 04 componentes da 3ª turma de residentes.

A turma pioneira contou com 3 formandos, que ingressaram no programa em março de 2022 e, durante 2 anos, receberam a formação para atuação junto a unidades e programas dedicados à saúde familiar e comunitária. A turma concluinte foi formada por Felipe Cruz Bezerra, Jéssika Ferraz Lopes da Rocha e Roberto Botura Costa.

A solenidade contou com a presença da coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), Miriam Ferreira da Silva, da representante da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), Kath Renally, da gerente executiva da Atenção Básica, Hebe Janaina M. Duarte Bezerra, do gerente executivo de planejamento, Edmilson Calixto de Lima. (A aula inaugural com o tema proferida pelo Chefe do Departamento de Promoção à Saúde (DPS/UFPB), Dr. Tiago Salessi Lins.

“Esse momento é resultante de um longo processo de luta para que pudéssemos implantar o Programa de Residência Médica em nosso município. Por isso é grande a nossa felicidade em concluir essa etapa, com a formação dos primeiros profissionais integrados ao Programa. O bonito, contudo, é ver jovens profissionais se formando e levando consigo uma carga importante de conhecimento e experiência adquirida com o trabalho na ponta do sistema de saúde pública, que é a medicina de família e comunidade”, declarou a secretária de Saúde, Irani Soares.

O Programa de Residência, instituído pela Lei Municipal 2163/2021, é viabilizado pela parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP-PB), para a realização da seleção dos residentes, e com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como instituição responsável pelas aulas teóricas. Durante o período de residência, os médicos passam por toda rede de saúde do município, desde as Unidades de Saúde da Família, ao hospital e ao CAPS, para uma formação mais ampla, visando atender melhor às necessidades da comunidade.

“Hoje celebramos um marco histórico na história de Cabedelo com a formatura da primeira turma de médicos residentes do Programa de Residência em Medicina e Comunidade do Fundo Municipal de Saúde. Essa conquista é fruto do empenho e dedicação de muitas pessoas, desde a instituição da Lei até o credenciamento, concedido em 2023, pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação e da Saúde. Portanto, cada passo foi dado com dedicação e compromisso com a excelência da formação médica, focada na atenção primária à saúde”, afirmou o gerente executivo de planejamento da Coreme, Edmilson Calixto de Lima.

O programa tem como principais objetivos formar médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade, promover a atenção integral à saúde da população de Cabedelo; desenvolver a pesquisa e a educação continuada em saúde; e contribuir para a humanização do atendimento médico. O programa oferece 6 vagas por ano e tem duração de 2 anos.

Continue Lendo

Paraíba

TCE-PB orienta Estado e municípios a responderem questionário do MEC sobre equidade étnico-racial

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Gestores do Estado e dos municípios devem realizar o preenchimento do questionário do Diagnóstico de Equidade Étnico-Racial, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), relacionada ao Diagnóstico de Equidade Étnico-Racial. O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) encaminhou ofício aos prefeitos e prefeitas e ao Governo do Estado solicitando o preenchimento do questionário do Ministério da Educação para elaboração do Diagnóstico de Equidade Étnico-Racial.

O Diagnóstico – disponível neste link: https://simec.mec.gov.br/login.php – é uma ferramenta fundamental na elaboração da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

No último dia 6 de maio, o Tribunal de Contas da Paraíba, orientado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), emitiu Ofício Circular No 17/2024 – GAPRE – TCE/PB, assinado pelo presidente do TCE, conselheiro Nominando Diniz, direcionado ao governador do Estado e aos prefeitos municipais, informando sobre o preenchimento do Diagnóstico de Equidade Étnico-Racial lançado pelo Ministério da Educação (MEC).

Conforme orienta o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), O diagnóstico vai subsidiar a elaboração da Política Nacional de Equidade, Educação para as relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). A PNEERQ também deve definir mecanismos de apoio às redes de educação locais para a efetiva implementação do disposto no artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que diz o seguinte:

Art. 26-A (LDB) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

O TCE-PB ressalta a importância dessa ferramenta no contexto atual e solicita aos gestores públicos que tomem conhecimento e providências a respeito. Os gestores paraibanos são orientados a considerar a relevância do Diagnóstico de Equidade Étnico-Racial como uma ferramenta fundamental para promover a equidade e a inclusão étnico-racial na educação e na sociedade em geral.

“A iniciativa visa contribuir para a construção de políticas públicas mais inclusivas e igualitárias. Diante disso, o Tribunal de Contas busca sensibilizar as autoridades competentes e estimular a adoção de medidas que promovam a equidade étnico-racial no Estado, em linha com os princípios de justiça social e respeito à diversidade. A divulgação desse diagnóstico representa um passo importante na promoção da igualdade e no combate às desigualdades raciais no Brasil”, diz o documento.

O Diagnóstico Equidade é composto por um conjunto de perguntas que estão sendo respondidas pelas secretarias de Educação de todo o país e ajudarão a compreender como vem sendo cumprida pelas redes a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afrobrasileira, africana e indígena, conforme determina o artigo 26-A, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

ORIENTAÇÃO – Para responder ao questionário, o gestor deve acessar AQUI o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC, em seguida o módulo do Plano de Ações Articuladas 4 (PAR 4), e depois a aba “Diagnóstico Equidade”.  Solicitamos o preenchimento do questionário presente no

link (https://drive.google.com/file/d/1S8CQGcgS8JjwDE64eClnWwfq9WdLBdvj/view)

Clique aqui e confira o material de apoio do questionário

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Comissão de Orçamento aprova tramitação da LOA 2025 na Assembleia Legislativa da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributação e Transparência da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta quarta-feira, a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária nº 2.056/2024. O projeto, que estabelece as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2025, foi relatado pelo deputado Branco Mendes, que votou pela admissibilidade da matéria perante a comissão.

Ao votar favorável à matéria, Branco Mendes destacando que a proposta está alinhada com as normas regimentais e legislativas pertinentes. “O projeto busca estabelecer um índice de correção dos orçamentos dos poderes e órgãos autônomos em 4%, além de destinar 0,8% da receita corrente líquida para o financiamento de emendas impositivas estaduais”, explicou o relator.

O presidente da Comissão, deputado Jutay Meneses, anunciou que a Comissão realizará audiências públicas e abriu um prazo de 15 dias, de 10 a 24 de maio, para que os deputados apresentem emendas ao projeto. As audiências públicas terão seu prazo final em 28 de maio, e sugestões para locais incluem Sousa e Bananeiras, e a última sessão aconteça em João Pessoa.

Os debates na Comissão também contaram com a participação do deputado George Morais, que ressaltou a importância de analisar os percentuais propostos pelo governo para a correção dos orçamentos e para as emendas impositivas, visando alcançar melhores condições para novos investimentos pelos poderes estaduais, e da deputada Danielle do Vale.

Na mensagem de envio do projeto de lei orçamentária ao deputado Adriano Galdino, o governador João Azevedo enfatizou o compromisso do governo com a gestão fiscal responsável e com o crescimento contínuo da Paraíba. O projeto também inclui a projeção das metas de resultados fiscais para o período de 2025 a 2027.

Continue Lendo

Paraíba

Esposa de Wilson Santiago é nomeada como secretária de Estado após exoneração do marido

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) trouxe na edição desta quinta-feira (09/05), a exoneração do secretário de Estado de Representação Institucional da Paraíba, José Wilson Santiago (Republicanos).

De acordo com o Ato Governamental nº1.294, a exoneração se deu a pedido do agora ex-secretário de Estado.

Já o Ato Governamental nº 1.293 confirma Maria Suely Alves de Oliveira Santiago para o cargo em substituição a Wilson Santiago.

Maria Suely, que atuará em Brasília, chegou a ser nomeada e ocupar o mesmo cargo no ano de 2017, ainda na gestão do ex-governador Ricardo Coutinho e, no ano seguinte, 2018, Suely foi exonerada e a filha, a advogada Mayara Santiago, ocupou o cargo no lugar da mãe.

Confira imagem:

Continue Lendo