Nos acompanhe

Paraíba

Socioeducação: Fundac lança Documentário Cine Transformar

Publicado

em

O projeto Cine Transformar, da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), acaba de se eternizar na história da socioeducação do estado da Paraíba. Na noite dessa quarta-feira (19), o Cine Banguê foi palco para o lançamento de um documentário sobre o Projeto desenvolvido pelo eixo Esporte, Cultura e Lazer da Instituição, dirigido pela cineasta Mercicleide Ramos, que se encantou com as falas dos socioeducandos acerca dos filmes que assistiram e decidiu transformá-lo em filme.

Para Nilton Santos, coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, a Socioeducação do Estado vive mais um momento histórico. “Estamos dando cara a um projeto que está fazendo um diferencial dentro da socioeducação. Um projeto de cinema que se utiliza do audiovisual como ferramenta pedagógica para produzir um novo discurso de protagonismo juvenil, simulado através da imagem e do que é discutido e produzido a partir dela”, explicou.

“O Cine Transformar começa com a perspectiva de fazer jus ao nome e transformar aquilo que é comum aos nossos olhos. Foi nesse contexto que a Fundac ganhou destaque no conto da cineasta Mercicleide Ramos, que nos presenteou com esse documentário, destacando o trabalho realizado do nosso oficineiro Orlando Macena Júnior a quem eu sou muito agradecido, e que tem feito uma grande diferença no trabalho de ressocialização. Meu agradecimento especial hoje é para ele, que tem mudado a realidade de muitos adolescentes”, lembrou Nilton.

O jornalista, cineclubista e idealizador do Projeto, Orlando Macena Júnior, acredita que o Cine Transformar não faz nada de novo ou inédito no que tange à exibição de filmes para públicos sem acesso, “apenas dá vez e voz para que os socioeducandos tenham a oportunidade de discutir temas apresentados pelos filmes exibidos e que se sintam parte integrante da construção desse processo de mudança em que estão incluídos, o que mostra que o cinema pode ser muito mais que apenas diversão”.

Orlando agradeceu a todos os presentes e dedicou a noite ao irmão, Carlos Macena (que morreu fazendo cinema sete dias antes do lançamento do documentário), recordando a importância que ele e os pais tiveram em sua vida. “Não poderia deixar de agradecer à diretoria técnica. Sem a Ditec, nada disso seria possível. Espero que vocês gostem do filme e que a gente possa continuar transformando vidas através do cinema”, disse.

Durante a solenidade, a presidente da Fundac, Waleska Ramalho, falou um pouco do sentimento de realização e do desejo de ver o Projeto ganhar o mundo e chegar a outras fundações. “Hoje é um dia de celebração e muita realização para nós por estamos em prol dos socioeducandos, fazendo um trabalho por acreditar exatamente na transformação. O Cine Transformar representa uma pedagogia de acesso ao cinema que a Fundac acredita ser para todos os adolescentes e jovens da socioeducação”, disse.

Waleska agradeceu ao governador João Azevêdo por acreditar e investir, cada vez mais, na política de socioeducação, bem como o Cedca e a Sedh, na pessoa de Tibério Limeira, que incansavelmente vem apoiando a transformação da Fundac. A presidente lembrou também de toda equipe da Fundac, que vem se esforçando para que a gestão possa caminhar e da produção do documentário.

Mercicleide Ramos, diretora do documentário, externou a emoção de estar na solenidade de lançamento do filme, agradecendo a todos os envolvidos na produção da obra. “Quando eu soube do Cine Transformar, através de Orlando, eu logo me encantei pela história. Eu gosto de boas histórias e adoro contá-las. Para mim, isso não é trabalho, é um prazer. Eu me diverti, me emocionei e aprendi com cada um deles. Reconfigurei as minhas ideias”, relatou a diretora.

“O filme é muito simples, ele fala sobre o cinema como ferramenta de transformação e como educação. Ele não fala apenas sobre o projeto Cine Transformar, que brilhantemente vem sendo realizado pela Fundac; ele também fala sobre sonhos e mostra a motivação desses jovens através do cinema. Para mim, foi uma alegria estar na direção do documentário e espero que o projeto, ao longo do tempo, venha contribuir cada vez mais com a Fundac”, comentou Mercicleide dedicando a noite a Carlos (irmão de Orlando) e a toda família Macena, a qual ela admira muito.

“Precisamos inovar dentro das práticas do Sinase, e nossa equipe tem um grau muito grande de criatividade, e a coordenação do eixo Esporte, Cultura e Lazer é um exemplo disso. Temos que multiplicar e fortalecer o que está dando certo e criar outras estratégias para o que a gente sabe que tem grandes potenciais”, avaliou Rafael Honorato, diretor técnico interino da Fundac, lembrando que o trabalho realizado junto à Diretoria Técnica é baseado na crença da transformação dentro da socioeducação.

Jamil Richene, presidente do Conselho Estadual dos direitos da Criança e do Adolescente da Paraíba (Cedca), representou o secretário de estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, e lembrou que a Secretaria está de portas abertas para fortalecer, priorizar e contribuir com a política de socioeducação da Fundac, prezando o que está previsto no Sinase. “A política socioeducativa é integral e conjunta e o Conselho está ao lado da Fundac em busca de recursos para potencializar cada vez mais as ações da Fundac”, enfatizou.

O início da solenidade foi marcado pela fala de um adolescente que cumpre medida judicial no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) e fez questão de agradecer a oportunidade que a Fundac vem dando aos socioeducandos. “A maioria da sociedade acha que a gente não é ninguém na vida, mas sempre tem pessoas como vocês, que dão oportunidades e acreditam em nós. Só tenho a agradecer essa oportunidade de estar participando desse projeto e pedir que vocês continuem acreditando na gente”, ressaltou o socioeducando.

O lançamento do documentário contou ainda com a apresentação musical de um socioeducando do Centro Educacional do Adolescente (CEA/JP), que vem transformando em versos suas saudades, tristezas e desilusões amorosas. Ele é considerado mais um talento descoberto pelo Eixo Esporte, Cultura e Lazer, durante as visitas de bastidores do Cine Transformar.

A Fundac aproveitou ainda a oportunidade para homenagear um socioeducando que, durante o último concurso de redação da Instituição, ajudou e orientou um colega de quarto na produção de sua redação. Na ocasião, a coordenadora do eixo Egresso, Celyane Sousa, entregou um prêmio ao interno como forma de reconhecer o ato de amizade do socioeducando em um mundo cada vez mais individualista.

Continue Lendo

Paraíba

Santa Rita: Prefeitura desmente privatização da Saúde e Educação; foco é instalar usinas solares

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em meio a notícias falsas que circulam nas redes sociais e em alguns veículos de comunicação, a Prefeitura de Santa Rita esclarece que não há nenhum projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores que vise a privatização da saúde ou da educação no município.

O projeto de lei que está em discussão na Câmara, na verdade, trata da regulamentação do instrumento de Parcerias Público-Privadas (PPPs) com o objetivo específico de instalar energia solar em todos os prédios públicos da cidade. O objetivo dessa iniciativa é gerar uma economia mensal de R$ 500 mil a R$ 600 mil, além de promover a sustentabilidade ambiental e a transição energética.

“As PPPs são ferramentas jurídicas que permitem a união de esforços do setor público com a iniciativa privada para alcançar objetivos de interesse público”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Santa Rita, Vital José Madruga.

“No nosso caso, o foco é a instalação de uma usina solar que fornecerá energia limpa e barata para todos os prédios da administração municipal, como creches, escolas, unidades de saúde e repartições públicas”, acrescentou.

O secretário reforçou que a privatização da saúde e da educação não faz parte dos planos da prefeitura, nem muito menos a chegada de Organizações Sociais para gerir instituições dessas áreas. “Essa informação é falsa e inverídica. O nosso compromisso é fortalecer esses serviços públicos essenciais, garantindo atendimento de qualidade para toda a população.”

A instalação da usina solar, além de gerar economia e contribuir para a sustentabilidade ambiental, também vai reduzir a emissão de gases poluentes, o que contribui para a melhoria da qualidade do ar na cidade.

Continue Lendo

Paraíba

Maior São João do Mundo: PMCG divulga resultado do processo seletivo que garante emprego temporário

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), divulgou na última sexta-feira, 10, no Semanário Oficial, o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para contratação, em caráter temporário, de trabalhadores que vão atuar n’O Maior São João do Mundo, evento que começa no dia 29 de maio e será encerrado em 30 de junho. Serão 240 auxiliares de serviços gerais, 30 fiscais de apoio, 52 catadores de materiais recicláveis e 3 encarregados, totalizando 325 pessoas.

Também foi divulgada, no mesmo Semanário Oficial, a relação para o quadro de reserva, formado por 100 auxiliares, 40 fiscais e 1 encarregado. Somadas as duas listas está um total de 466 trabalhadores. Todos receberão o valor equivalente ao salário mínimo vigente no país. Os recicladores ainda terão uma renda extra, equivalente ao valor arrecadado com o rateio da comercialização dos produtos recicláveis.

A contratação temporária ocorrerá via edital, publicado no Semanário Oficial, obedecendo a ordem de classificação final, segundo critérios da administração dos candidatos aprovados, por ordem de classificação, de forma a atender a necessidade de excepcional interesse público, não gerando direito adquirido do candidato à vaga ofertada, dependendo a contratação da necessidade do Departamento de Limpeza Urbana da Sesuma.

Para o prefeito Bruno Cunha Lima, esta é uma oportunidade que a Prefeitura de Campina Grande oferece, no período junino, para dezenas de pais e mães de famílias que vão garantir um trabalho e renda extra no período junino.

Aos 240 auxiliares de serviços gerais, aprovados e convocados, serão atribuídas as atividades de varrição, catação de sacos plásticos, pintura de meio-fio e a higienização de áreas públicas, no Parque do Povo, áreas adjacentes e nos distritos de Galante e São José da Mata. Já o pessoal de apoio, num total de 30, terá como atribuição apoiar a fiscalização de postura para disciplinamento do comércio informal. Os recicladores também atuarão nestas áreas.

O Semanário Oficial, divulgado na sexta-feira passada, pode ser acessado no link https://campinagrande.pb.gov.br/prefeitura-de-campina-grande-divulga-resultado-do-processo-seletivo-que-vai-garantir-emprego-temporario-durante-o-maior-sao-joao-do-mundo/

Sobre o Processo Seletivo

As inscrições gratuitas para este processo seletivo ocorreram no Sine Municipal, no período de 20 até 24 de março. Os trabalhadores participarão de reuniões, onde receberão as instruções e orientações de trabalho, além do fardamento completo, alimentação e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Governo Lula nomeia ex-prefeita Márcia Lucena para novo cargo federal; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Diário Oficial da União (DOU) publicado nesta segunda-feira (13/05), confirmou a nomeação da ex-prefeita, Márcia de Figueirêdo Lucena Lira, para um novo cargo federal.

De acordo com a Portaria nº 555, Márcia foi nomeada como diretora de Departamento de Articulação, Fomento e Educação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Márcia, ainda em dezembro de 2023, havia assumido o cargo de Diretora de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e, em julho do mesmo ano, ela havia sido nomeada para o cargo de coordenadora-Geral de Educação em Direitos Humanos e Mídias Digitais da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos.

Confira imagem:

Continue Lendo