Nos acompanhe

Paraíba

Presidente da CMJP se reúne com comandante do BPTran e Superintendente da Semob

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (Avante), se reuniu na manhã desta sexta-feira, 13, com o comandante do BPTran, tenente-coronel Jucier Pereira de Lima e com o superintendente de Mobilidade Urbana da Capital (Semob-JP), Expedido Leite Filho, para tratar da circulação de motocicletas elétricas (scooter elétricas) nas ciclovias da orla marítima do Município.

Na última terça-feira, 10, o presidente Dinho denunciou, em pronunciamento na tribuna da Casa, que alguns condutores estavam pilotando ilegalmente motos elétricas, em alta velocidade, na ciclovia da orla “onde só é permitido o uso de bicicletas, patins e skates”. Na oportunidade, o parlamentar pediu providências aos órgãos competentes e lembrou, inclusive, que uma criança de 4 anos foi atropelada no local por uma moto elétrica.

Durante a reunião, que aconteceu no Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado da Paraíba, no bairro do Róger, o presidente da CMJP, vereador Dinho, tomou conhecimento de que uma equipe de policiamento de trânsito esteve na noite desta quinta-feira, 12, na orla, fazendo um trabalho de conscientização dos condutores de motocicletas elétricas e comerciantes que trabalham com esse tipo de veículo.

“Quero aqui parabenizar o trabalho da BPTran, na pessoa do comandante tenente-coronel Jucier, que já vem tomando providências nesse sentido”, comentou.

Por sua vez, o comandante do BPTran informou, com base no Código de Trânsito, que veículos acima de 350 watts, como scooters elétricas não podem trafegar em áreas destinadas ao passeio público, como ciclovias ou ciclofaixas. O militar destacou que a Resolução 947, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é muito clara nesse sentido. O tenente-coronel Jucier elogiou a preocupação da CMJP com a vida das pessoas e reconheceu a importância da parceria entre os órgãos de fiscalização e o Poder Legislativo Municipal em defesa de uma cidade mais segura no que se refere ao trânsito.

“Essa é uma demonstração de que a Câmara está cuidando das pessoas, de uma forma preventiva para evitar acidentes”, reforçou.

Já o superintendente da Semob-JP, Expedito Filho, informou que os agentes de trânsito vão realizar abordagens educativas, bem como intensificar a fiscalização para coibir a circulação deste tipo de veículo nas ciclofaixas entre as praias de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco. As ações ocorrerão no período noturno, nesta sexta (13), sábado (14) e domingo (15). “A Semob tem um caráter educativo. Nossa intenção é realizar uma campanha de conscientização. Agora no mês de maio, vamos intensificar as ações”, afirmou Expedito, destacando que a “Câmara de Vereadores de João Pessoa é uma grande parceira e esse apoio vem num momento importante”.

Melhorias na segurança do circuito

Na ocasião, o presidente da Casa Napoleão Laureano, vereador Dinho, também reivindicou melhorias de sinalização e segurança para os ciclistas que pedalam na ciclovia entre a Estação Ciências, Penha até o Centro de Convenções. Segundo o vereador, os ciclistas que utilizam esse trecho das 5h às 8h da manhã correm sério risco de serem atropelados por veículos em alta velocidade. O superintendente da Semob, Expedito Leite, se comprometeu em mandar uma equipe de trânsito para fiscalizar a área.

Continue Lendo

Paraíba

Empreender Paraíba abre inscrições para 28 municípios a partir desta quinta-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, através do programa Empreender PB, abre, a partir desta quinta-feira (2), 840 vagas para inscrições em municípios da 6ª, 7ª, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª região. As vagas disponibilizadas abrangem as linhas Empreender Pessoa Física, Empreender Profissional Liberal, Empreender Juventudes e Empreender Profissional Liberal Juventudes.

Ao todo, serão contemplados 28 municípios, com 30 vagas cada um. O valor total de investimentos ultrapassa os R$ 6 milhões. Para verificar a lista dos municípios das Regiões citadas, acesse www.empreender.pb.gov.br clicando em “Consultar Região”, ou pelas redes sociais do Empreender PB. As inscrições serão abertas a partir das 8h.

Os cadastros devem ser realizados até 7 de maio, ou até enquanto existirem vagas disponíveis, e poderão ser efetivados através do site www.empreender.pb.gov.br, a partir da data e horário informados.

Empreender PB – É um programa do Governo do Estado destinado a apoiar os empreendedores da Paraíba, disponibilizando financiamento de crédito (empréstimos) com taxas reduzidas de juros para pessoas físicas e jurídicas que desejam iniciar um negócio próprio ou ampliar um já existente. Seu objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar empregos e renda para os paraibanos, além de desenvolver o potencial econômico de cada região do estado.

O Programa Empreender Paraíba tem o objetivo de fomentar a atividade de empreendedorismo nos 223 municípios, apoiando e fortalecendo a economia solidária, o microempreendedor individual, o microempresário, negócios de pequeno porte e as cooperativas de produção da Paraíba.

Continue Lendo

Paraíba

Prorrogadas inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foram prorrogadas, até o dia 12 de maio, as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Governo Federal, no município de Campina Grande. A equipe da Secretaria de Educação está fazendo busca ativa pelos bairros da cidade para garantir que o maior número possível de pessoas se inscrevam no programa.

Podem participar do Brasil Alfabetizado pessoas com 15 anos ou mais que não tem habilidade de ler nem escrever. As pessoas que consideram possuir pouca habilidade de leitura ou escrita também podem se inscrever. As aulas iniciam ainda no mês de maio e vão acontecer de segunda a quinta-feira, nas escolas municipais ou prédios comunitários, podendo ser diurno ou noturno, com turmas de no mínimo 14 estudantes para zona urbana e sete para zona rural.

As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais ou por meio do link: https://bit.ly/brasilalfabetizadopba

“As aulas são para pessoas que estão sem estudar. Inclusive aquelas que já cursaram o ensino fundamental 1 ou 2, não sabem ler nem escrever, possuem 15 anos ou mais também podem garantir a sua vaga no programa”, frisou Ádria Maciel, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos do município.

“O Programa visa apoiar ações que combatam o analfabetismo e promovam a educação de jovens e adultos”, destacou Fabíola Gaudêncio, gerente de projetos da Secretaria de Educação.

Continue Lendo

Paraíba

Região central de João Pessoa passará a ser monitorada por 85 câmeras de segurança; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A região central de João Pessoa vai ganhar ao menos 85 (oitenta e cinco) câmeras de monitoramento e a instalação de batalhões e delegacias, a exemplo da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Infância, a Delegacia de Combate a Crimes Homofóbicos, a Delegacia da Mulher da Zona Norte e o Batalhão de Trânsito.

Também como forma de valorização cultural e arquitetônica do Centro Histórico, a sede Grupo de Operações Especiais (GOE), localizada na Avenida Almirante Barroso, vai ser reformada.

O Centro Histórico também vai abrigar delegacias e serviços fornecidos pela Polícia Civil da Paraíba (PC-PB). A mudança de algumas seções da Cidade da Polícia, hoje localizada no Geisel, para a área central de João Pessoa foi anunciada pelo Governo do Estado da Paraíba em janeiro deste ano. O equipamento vai ser instalado no prédio da antiga Codata, localizado na Rua Barão do Triunfo, Centro da cidade.

Continue Lendo